Tuesday, January 7, 2025

Víctor Huarte anuncia novo cargo como designer sénior de menswear na Adolfo Domínguez

Must read

Publicado em



3 de janeiro de 2025

O espanhol Víctor Huarte, até então radicado no Porto onde estudou e criou a sua marca de moda homónima Huarte, acaba de anunciar na conta de LinkedIn que: “Iniciei um novo cargo como Designer Sénior de Roupa Masculina na Adolfo Domínguez!”

Víctor Huarte – LinkedIn

O designer de Logroño, capital de La Rioja, a província mais pequena de Espanha, mudou-se para o Porto no âmbito do programa Erasmus, terminando a licenciatura em Design de Moda na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), em Matosinhos, a qual iniciou na terra-mãe na Escuela Superior de Diseño de La Rioja (ESDIR).

Em 2019, fundou a Huarte no Porto que apresenta as suas criações no Portugal Fashion, desde 2022, tendo dado o salto para Paris em 2023, apresentando as suas criações no salão Tranoï. Trabalhou também como estilista para a plataforma de comércio eletrónico Farfetch e, mais recentemente, como designer da Salsa.

Depois de apresentar digital e fisicamente a nova coleção “Iceland” da Huarte, para o outono-inverno 2024/25, na iniciativa denominada “Portugal Fashion Sessions – Phygital Showcase”, que promoveu de designers e marcas do Portugal Fashion, Víctor Huarte assumiu discretamente o novo cargo em finais de dezembro, anunciando a novidade há seis dias apenas na sua conta de LinkedIn.

“Uma viagem à Islândia no ano passado foi o ponto de partida para esta coleção de outono-inverno. Estampados fotográficos das paisagens da ilha, roupas de inverno como casacos acolchoados e acessórios da estação marcam o ponto de partida de um total de 37 looks, entre gabardinas de lã com aplicações de ganga, macacões de bombazine e referências sportswear“, informa a Huarte no Instagram onde também não faz qualquer referência à nova nomeação do seu mentor.

A marca espanhola que nasceu em 1950, numa pequena oficina familiar de alfaiataria em Ourense, Galiza, acabando por ser estabelecida pelo designer homónimo nos anos 70, anunciou no arranque de 2025 uma abertura especial em Paris, no 99 da Rue de Rivoli, Carrousel du Louvre, assim como a inauguração de uma nova loja no Freeport Fashion Outlet em Lisboa após a abertura no Forum Aveiro.

Porém, a Adolfo Domínguez ainda nada adiantou sobre a nova nomeação – mormente Víctor Huarte, com quem a FashionNetwork.com estabeleceu contactos.

Segundo o relatório de resultados do primeiro semestre do exercício de 2024/25 da marca, divulgado há cerca de um mês, “destacamos os 362 pontos de venda em 26 países e as duas aberturas líquidas neste período. As vendas da marca na Europa cresceram 13,9%, com um aumento de 10% em Espanha e 25% em Portugal”. 

“Em termos de canais, os principais são as lojas próprias, que representam 55% do volume de negócios (+10% face ao período homólogo) e o comércio eletrónico, com uma melhoria de 30,4%, que está presente em 28 países, e tem uma integração omnichannel com os pontos de venda físicos”, publica na sua conta de LinkedIn, a etiqueta presidida desde 2020 por Adriana Domínguez, filha do couturier, e dirigida por Antonio Puente como diretor-geral e CEO.

No exercício de 2023, a Adolfo Domínguez registou um aumento das vendas totais de 10,9%, atingindo um volume de negócios de 126,7 milhões de euros. Já em novembro passado, a Adolfo Domínguez divulgou uma faturação de 61,7 milhões de euros, o valor mais elevado no primeiro semestre desde o exercício 2013-2014, mais 8,9% do que entre março e agosto de 2023.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article