O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal considera ser um “desperdício de dinheiro” reforçar o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e defendeu que o investimento deve ser canalizado para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto.
“Se vamos agora apostar em investimentos na Portela, sabendo que daqui a 10 anos teremos a poucos quilómetros uma outra infraestrutura, acho que é desaproveitar um aeroporto que hoje existe em Portugal (…) que pode ainda continuar a crescer e (…) ajudar, enquanto é construído o aeroporto de Alcochete”, defendeu Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), em declarações à agência de notícias ‘Lusa’, nesta terça-feira, dia 21 de maio.
No final deste período, o país “teria não só um excelente aeroporto em Alcochete, mas também um excelente aeroporto a Norte”, acrescentou o dirigente, sublinhando que o contrário “é desperdício de dinheiro”.
Luís Pedro Martins, que felicita a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa, lembra que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, é dos mais premiados no seu segmento, conquistando num universo de 15 milhões de passageiros, o primeiro lugar.
Na terça-feira passada, dia 14, o Governo da República anunciou a decisão de construir o novo Aeroporto Luís de Camões, no Campo de Tiro de Alcochete, na margem sul do Rio Tejo, mantendo temporariamente o Aeroporto Humberto Delgado e aumentado a sua capacidade até que a nova infraestrutura esteja operacional.
O responsável pelo turismo da região nortenha defendeu ainda que este é o momento de aproveitar “a oportunidade para não continuar a lamentar” a desertificação que atinge muitas regiões do país e de que é exemplo o Norte, nomeadamente os territórios do interior, e lançar as bases de um projeto capaz de transformar uma realidade de décadas que acontece em muitas das regiões do país, nomeadamente no Norte e interior Norte”.