No passado dia 17 de setembro, às 17h, no auditório da sede do Turismo de Portugal, foram entregues 10 bolsas de formação “Luis Patrão”, resultado do programa lançado em dezembro do ano passado para homenagear aquele que foi o primeiro presidente do instituto.
O Programa Bolsa Luís Patrão seleciona anualmente 10 bolseiros, atribuindo um valor total de 500 mil euros repartidos por cinco bolsas destinadas a formação especializada na área do turismo, e cinco outras destinadas a pós-graduações, mestrados e MBA nas áreas de gestão, administração, finanças e marketing.
A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e contou com a participação do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
O evento teve início às 17h com a receção dos participantes, sendo que às 17h10 o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, fez a sessão de abertura e apresentação do programa. Às 17h30, houve uma mesa redonda com o tema “Gestão de talento: o desafio das novas gerações”, com a moderação de Cristina Siza Vieira, CEO|VP Executive da Associação da Hotelaria de Portugal.
Os participantes deste painel foram Chitra Stern, empresária e CEO do Grupo Martinhal; Jorge Umbelino, professor coordenador da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Mafalda Burmester, Bolseira Formação Pós-graduada; e Jorge Pina, Bolseiro Formação Especializada.
De seguida, foram atribuídas as bolsas aos dez bolseiros selecionados e, às 18h30, Pedro Machado fez o discurso de encerramento. Para terminar, foi ainda servido um cocktail pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.