Wednesday, September 25, 2024

Turismo Centro de Portugal e municípios comemoram Dia Mundial do Turismo

Must read

A Turismo Centro de Portugal (TCP) e vários municípios da região vão juntar-se às celebrações mundiais do Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com várias atividades centradas no tema “Turismo e Paz”.

O tema do Dia Mundial do Turismo de 2024 foi escolhido pela ONU Turismo – nova designação oficial da Organização Mundial do Turismo, visando relembrar o papel do setor turístico na construção de pontes entre culturas e nações, promovendo a paz e o entendimento.

A Turismo Centro de Portugal vai assinalar o dia com a oferta de gerberas brancas – que simbolizam paz e pureza – aos visitantes dos seus postos de turismo, pretendendo destacar “o compromisso do turismo como agente de união e harmonia, numa altura em que o mundo enfrenta desafios crescentes a este nível”, escreve em comunicado.

Além disto, a TCP irá promover a data nas suas plataformas digitais, nomeadamente o site e redes sociais, com vista a ampliar o alcance das comemorações.

O Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico da TCP marcará também presença em duas sessões de esclarecimento sobre a temática “Empreendedorismo no Setor do Turismo”, no dia 25 de setembro às 16h, em Penalva do Castelo, e a 27 de setembro às 15h30, na Guarda, com o apoio dos respetivos municípios.

“O tema Turismo e Paz é especialmente relevante no contexto internacional que vivemos hoje”, afirma Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. “O turismo, mais do que qualquer outra atividade, tem a capacidade de construir pontes entre culturas e promover o entendimento, ultrapassando fronteiras, desmontando preconceitos e celebrando as diferenças. É um agente de paz essencial que contribui para a estabilidade e o progresso global”.

Vários municípios da região Centro aderiram ao Dia Mundial do Turismo, com diversos eventos a serem realizados. A programação completa está disponível no site da Turismo Centro de Portugal e nas páginas oficiais dos municípios participantes.

Em Abrantes, os visitantes vão poder participar em demonstrações gastronómicas, passeios de barco na albufeira de Castelo do Bode e visitar museus gratuitamente. Almeida oferece entrada livre no Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz e no Museu Histórico-Militar, bem como brindes para os visitantes dos seus postos de turismo.

Arganil vai organizar uma caminhada guiada pela vila no dia 27, e uma visita de operadores turísticos no dia 3 de outubro. Cantanhede assinala a data com uma conferência sobre “O Turismo Enquanto Fator Dinamizador dos Territórios: Projeto Gândara Tour Sensations”, enquanto Coimbra será palco da conferência “O Turismo em Coimbra Acontece”, no Convento São Francisco.

A Covilhã celebra o Dia Mundial do Turismo com ações como a oferta de fotografias instantâneas, teatro de rua e a apresentação da remodelação do posto de turismo. No Entroncamento, decorrerá o Festival Vapor entre 27 e 29 de setembro, com concertos, teatro e atividades interativas para todas as idades. Por sua vez, em Peniche e São Pedro do Sul, os municípios vão organizar percursos de limpeza costeira e trilhos ecológicos, promovendo a sustentabilidade.

Numa iniciativa conjunta, os concelhos de Estarreja, Murtosa e Ovar vão realizar uma tertúlia sobre o “Turismo Náutico e Marítimo na Ria, Oportunidades e Desafios”. Ainda em Estarreja, são promovidas visitas gratuitas às principais atrações turísticas.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, haverá visitas gratuitas ao Centro Interpretativo Ephraim Bueno e Figueiró dos Vinhos organizará o Roteiro Encenado “Figueiró dos Vinhos aos olhos de Malhoa”.

O município da Guarda comemora a data com uma conferência na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e com uma caminhada de três quilómetros, seguida de uma sessão de yoga, nos Passadiços do Mondego. Tábua apresenta o novo portal “Tábua, O Encanto das Beiras!” e oferece uma cerveja artesanal local a todos os hóspedes que neste dia se encontrem alojados no território.

Torres Vedras organizará o Fórum Turismo de Torres Vedras, visando reunir especialistas e profissionais do setor para debater temas como o enoturismo e o nomadismo digital. Já Vila de Rei apela aos habitantes e visitantes para partilharem nas suas redes sociais fotos dos miradouros do território.

Na Vila Nova da Barquinha, acontecerá um concerto da Banda Sinfónica do Exército, um espetáculo pirotécnico e um percurso de limpeza do Trilho Panorâmico do Tejo.

Além disto, o Turismo de Portugal vai distinguir 100 empresas turísticas comprometidas com a sustentabilidade no dia 25 de setembro, em Alcobaça, no âmbito do Programa Empresas Turismo 360°.

Latest article