Traduzido por
Estela Ataíde
Publicado em
26 de setembro de 2024
Ao longo de 2024, sucederam-se notícias sobre o futuro da The Body Shop: em fevereiro, anunciou o encerramento de quase metade das suas lojas no Reino Unido e esteve perto do resgate no seu país; pouco depois, declarou falência em França. Mas, qual é a situação da marca no mercado ibérico? Dois dirigentes da empresa são os seus novos franchisados em Espanha e Portugal, o que dá continuidade às suas operações na região ibérica.
Segundo o jornal El Economista, Veneta Petkova, master franchise da marca na Bulgária, Kosovo, Macedónia do Norte e Albânia, e Diego Ortiz de Zevallos, até à data diretor-geral da The Body Shop para a Península Ibérica e Escandinávia, passam a deter os direitos de exploração da empresa cosmética nos mercados espanhol e português.
A marca conta com 72 lojas na Península Ibérica (48 em Espanha e 24 em Portugal) e é também distribuída em cadeias multimarca como a Druni. Fundada em 1976 por Anita e Gordon Roddick, chegou ao mercado ibérico em 1986.
No passado mês de junho, foi anunciada a aquisição da The Body Shop pela Aurea Holdings, um fundo com sede em Gibraltar. No final de 2023, o grupo Natura havia vendido a marca à Aurelios.
E quem são os novos titulares dos direitos de exploração da The Body Shop na Península Ibérica? Veneta Petkova levou a marca espanhola de têxteis-lar Textura para a Bulgária em 2009 e em 2018 foi responsável pela introdução da The Body Shop no mercado búlgaro (onde tem oito lojas), na Albânia (opera com duas), no Kosovo (três espaços ) e Macedónia do Norte (uma loja). No caso de Diego Ortiz de Zevallos, antes de fazer parte da The Body Shop trabalhou para o grupo L’Oréal em Paris.
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.