Sem vítimas e danos materiais, o terremoto de magnitude 5,3, na escala de Richter, que atingiu Portugal na madrugada desta segunda-feira (26) dominou as redes sociais, principalmente o X, onde a população comentou sobre o susto e publicou vídeos mostrando o momento exato do tremor.
O epicentro do abalo sísmico, o maior registrado em Portugal desde a década de 1960, foi registrado às 5h11 (horário local), 1h11 (horário de Brasília). Os moradores de Sesimbra, Setúbal e Lisboa foram aqueles que mais sentiram, mas o tremor aconteceu em diversas regiões do país, além de Espanha e Marrocos.
Imagens registradas pelas câmeras de segurança mostram quando uma mulher e seus animais de estimação acordam assustados com o terremoto.
Uma outra pessoa replicou o vídeo de um espaço vazio se mexendo e legendou: “Eu fiquei estatelada na cama, sem nenhuma reação. ‘É um terremoto? É um terremoto. É UM TERREMOTO’”.
Há também quem tenha ficado com medo de perder a casa diante do terremoto de magnitude 5,3, na escala de Richter: “Acabou de ter um terremoto em Lisboa. Fiote, meu quarto tremeu inteiro. Por dois segundos eu achei que a minha casa ia cair”.
O Terremoto atingiu a região metropolitana de Lisboa
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o epicentro foi em Sines, região localizada a 63 quilômetros de Sesimbra, 83 quilômetros de Setúbal e 160 quilômetros da capital Lisboa. O sismo foi sentido em outras regiões do país, como Leiria e Coimbra, que ficam na zona centro.
Até o momento, a Proteção Civil destaca que não há registros de vítimas e danos materiais, mas o tremor classificado como moderado gerou um aumento das ligações ao serviço durante a madrugada desta segunda-feira (26), principalmente de pessoas que vivem entre o Alentejo e Coimbra.
O terremoto de magnitude 5,3, na escala de Richter, aconteceu às 5h11 (horário local), 1h11 (horário de Brasília). A Proteção Civil segue acompanhando a situação em todo país e afirma que, até agora, foram registradas mais de três réplicas.
Já o serviço geológico dos Estados Unidos afirma que o sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilômetros, a uma profundidade de 5 quilômetros e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5,1 na escala de Richter, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilômetros.
O abalo também foi registrado pelos celulares. Os aparelhos Android, por exemplo, emitiram dados para os telefones equipados com o sistema operativo, que têm a precisão da localização do Google. Além de Portugal, o tremor foi sentido na Espanha, Gibraltar e Marrocos.