Publicado em
23 de outubro de 2024
A marca de slow-fashion, Taippe, criada pela portuguesa Matilde Guimarães e irlandesa Molly Walters, estreia-se com uma pop-up esta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de outubro, na Penha de França, em Lisboa, a qual pode ser visitada das 10 às 19 horas. Fica mais propriamente no número 10A da rua Professor Celestino da Costa, para onde o designer de moda João Magalhães se acabou de mudar, como anunciamos por ocasião da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week.
Esta pop-up serve de lançamento à primeira coleção da Taippe que, em novembro, integrará uma mostra em Milão. A segunda coleção irá ser apresentada durante a Paris Fashion Week, em janeiro, seguindo a mesma linha intemporal com destaque para a tradição portuguesa, em especial para os bordados típicos de Castelo Branco. A terceira coleção está agora a ser criada.
“Os meus planos para a Taippe são, obviamente, a expansão internacional, então faz sentido para nós que a próxima apresentação seja noutro sítio e não em Portugal, vamos ver”, confessa Matilde Guimarães à Time Out.
Esta coleção de estreia é composta por 14 peças de roupa e uma mala. Foi criada com a ideia de todas as peças poderem ser conjugadas entre si, sendo que as mentoras defendem que não são precisas muitas peças e sim “poucas e versáteis, que deem para usar num evento, para ir trabalhar, para ir estudar, seja o que for. Então, esse sempre foi o pilar da marca”, explica ainda a diretora criativa formada em Design de Comunicação no Porto que estagiou no estúdio de design Paperwhite Studio em Nova Iorque.
Conheceu Molly Walters em Milão, atualmente radicada em Lisboa, que estudou Design de Moda na Irlanda e se encontrava então a frequentar um programa Erasmus na capital italiana da moda e do design.
Os têxteis utilizados procuram ser sustentáveis e duráveis, melhor dizendo: fibras celulósicas e naturais desenvolvidas por engenheiros há mais de 30 anos no mercado.
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.