O estudo, que se baseou em dados retirados do portal, analisou as ofertas de emprego no período de maio, junho e julho, tanto por parte dos empregadores como dos candidatos, informou a empresa em comunicado.
De acordo com o estudo, o mês de junho foi o que registou o maior aumento de ofertas de emprego por parte dos empregadores, em relação a maio.
“Depois da Restauração, Hotelaria e Turismo (+318%), as maiores ofertas de emprego neste período foram na Agricultura e Jardinagem e nas TI e Telecomunicações, com aumentos de +120% e +14%, respetivamente, em junho face ao mês anterior”, lê-se.
As três áreas com maior oferta de emprego nos três meses analisados foram, no entanto, a Restauração, Hotelaria e Turismo, Comércio e Doméstico e Limpeza.
Segurança e Vigilância, Desporto e Fitness, bem como os cargos de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças foram as áreas com menor oferta.
“Num país como Portugal, é muito comum que o sector da hotelaria, restauração e turismo tenha uma procura elevada durante o verão, devido ao período de férias dos portugueses e à presença crescente de turistas durante estes meses. Esta é uma boa notícia para quem procura emprego sazonal, como é o caso dos estudantes que aproveitam esta pausa nos estudos para ganhar experiência no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, poupar algum dinheiro”, referiu a Brand Manager do OLX Portugal, Andreia Pușcoci.
No entanto, e face a 2023, “verifica-se uma diminuição da oferta de emprego no setor da Restauração, Hotelaria e Turismo nos meses de maio, junho e julho”, de -40%, -31% e -38%, respetivamente. “Este decréscimo é também visível na procura de emprego por parte dos candidatos em junho (-7%) e julho (-23%). Por outro lado, em maio deste ano, a procura de oportunidades nesta mesma área regista um aumento significativo de +318%, face ao período homólogo de 2023”.