Por
EFE
Traduzido por
Helena OSORIO
Publicado em
28 de novembro de 2024
A primeira edição da Quito Fashion Week, a semana de moda da capital do Equador, começou na quarta-feira, 27 de novembro, com uma programação que inclui exposições, palestras e desfiles onde participarão, entre outros, os estilistas espanhóis Ágatha Ruiz de la Prada e Custo Dalmau, com sua marca Custo Barcelona.A primeira das quais com um forte vínculo a Portugal, em especial na região do Grande Porto sendo representada pela Crispim Abreu de Serzedelo, Guimarães.
A Quito Fashion Week decorre entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro no Club Terravalle da capital equatoriana com o objetivo de se posicionar no calendário global da indústria da moda, após ter realizado três edições da Quito Fashion Night em anos anteriores.
Entre os designers internacionais, destaca-se também a presença da colombiana Cintia Mosquera, da panamenha Zunilda Gutiérrez e do ítalo-suíço Giovanni LoPresti.
Os desfiles serão realizados na sexta-feira, 29 de novembro, e no sábado, 30 de novembro. No primeiro dia, Ágatha Ruiz de la Prada fechará a passerellle onde também desfilarão as criações de Zunilda Gutiérrez e dos designers locais Yolima, Nino Touma Sahion Academy, Gustavo Moscoso, Nina Smith e Stephanie Ruiz.
A segunda noite de desfiles terá como atração principal a Custo Barcelona que apresentará a sua nova coleção, que já expôs nas semanas de moda de Nova Iorque, Barcelona e Madrid, na qual presta homenagem aos primórdios da marca com uma série de T-shirts com gráficos.
A Custo será precedida na passerelle pelos designers locais Orrthíz, Jean Carlos Flores, Thomas Paredes, Milú Espinoza e Ambar & Arena.
Tanto Custo quanto Ágatha Ruiz de la Prada também participarão no domingo, 1 de dezembro, numa conversa com Cintia Mosquera, Giovanni Lo Presti, Stephanie Ruiz e Milú Espinoza sobre os desafios da moda em cada região.
No dia de abertura da Quito Fashion Week destacou-se a inauguração da exposição “Quito diseña y cultura de diseñadores emergentes”, que foi precedida de uma conferência com Alejandra Villacís para responder à questão “¿Por qué sí Quito? Una ciudad llena de cultura, patrimonio y moda”.
Na série de conferências que acontecerão nesta semana de moda, destacam-se também a participação da diretora criativa e estilista de celebridades Claudia Zuleta, do diretor da Guatemala Fashion Week, Nando Yax; e Marie Claire Fontaine, figura chave da Panama Fashion Week.
Da mesma forma, também estará no concurso José Forteza, editor sénior da Vogue Latin America, que contribuirá com a sua vasta experiência e perspetiva global para o evento.
Sob a organização de Pietro Polit, a Quito Fashion Week também abordará nas suas conferências temas como os desafios e oportunidades da produção de moda na América Latina, a fotografia e o seu impacto na moda, bem como a importância da sustentabilidade no mundo da moda.
Mais acrescentamos, sobre a ‘designer multifacetada mais internacional’ do evento, como seja Ágatha Ruiz de la Prada, o carinho muito especial que esta nutre pelo Porto, onde abriu a sua primeira loja em Portugal, no Aviz, mais tarde no NorteShopping, estando também representada em 22 espaços multimarca de norte a sul, mormente no El Corte Inglés em Lisboa e Gaia. Tais como a Damica em Coimbra, Gente Miúda na Figueira da Foz, Maria e Miguéis em Santarém, 3MKIDS em Vila Nova de Famalicão, Mimás na Povoa de Varzim, Trapinhos da Rita Catita em Lisboa, para citar algumas lojas.
O ano passado, Ágatha lançou a sua biografia traduzida para a língua portuguesa, intitulada “A Minha História”, na internacionalmente prestigiada Livraria Lello, também no Porto.
Para além das coleções de moda, Ágatha cria revestimentos de cerâmica, têxteis-lar, livros, acessórios para animais de estimação, perfumes e artigos de papelaria, para citar alguns exemplos dos seus muitos produtos distribuídos através das principais lojas da designer aristocrata espanhola, bem como através da sua plataforma online e de várias lojas multimarcas espalhadas por todo o mundo.
© EFE 2024. Está expressamente proibida a redistribuição e a retransmissão do todo ou parte dos conteúdos dos serviços Efe, sem prévio e expresso consentimento da Agência EFE S.A.