Monday, November 18, 2024

Portugal vence World Cheese Awards e Reino Unido fica de fora devido às alfândegas pós-Brexit

Must read

Artigo publicado originalmente em inglês

A edição deste ano dos World Cheese Awards reuniu 4.786 queijos de 47 países na cidade portuguesa de Viseu. 240 especialistas deram o seu veredito e o Reino Unido ficou de fora devido a questões alfandegárias…

PUBLICIDADE

Queijo de Ovelha Amanteigado.

Já ouviu falar?

É um queijo de ovelha de Portugal, macio e amanteigado, fabricado pela Quinta do Pomar na Serra da Gardunha, no centro do país. Foi considerado o melhor do mundo.

O queijo liderou a edição deste ano dos World Cheese Awards, que decorreu em Viseu, no norte de Portugal, batendo dois queijos suíços (Tea Fondada e Alpenhorn Mifroma – que ficaram em segundo e terceiro lugar), bem como queijos espanhóis e americanos (La Cava Barus García-Baquero e Bayley Hazen Blue, que completaram o Top 5).

Veja em baixo os vencedores deste ano.

O evento, organizado pela Guild of Fine Food, sediada na Grã-Bretanha, registou um número recorde de 4.786 inscrições de 47 países de todo o mundo, o que faz da edição deste ano a mais significativa até à data.

No entanto, os produtores de queijo britânicos ficaram de fora depois de as inscrições do país terem sido alvo de controlos aduaneiros pós-Brexit.

Acontece que os queijos não passaram pela alfândega, com 252 queijos de 67 fabricantes britânicos que podem ter sido afetados.

John Farrand, diretor da Guild of Fine Food, afirmou que os atrasos “não teriam acontecido” antes da saída do Reino Unido da UE.

“As razões não são claras para mim, mesmo na sexta-feira ainda estávamos a lutar para obter alguma clareza e instruções claras sobre o que não estava certo, mas não tivemos sucesso”, disse Farrand ao Observer.

“Antes do Brexit, isto não teria acontecido. É um facto”.

O juiz James Grant, cofundador do Real Cheese Project, também se manifestou, destacando a “burocracia do Brexit”, classificando o incidente como “devastador”.

“O Reino Unido está a passar por uma mudança incrível no que diz respeito ao queijo”, disse Grant ao Observer. “Há uma quantidade incrível de trabalho árduo destes produtores de queijo que estão a colocar o queijo artesanal de volta no mapa. É muito, muito triste”.

A Grã-Bretanha não vence desde 2017 e não teve queijos entre os 14 melhores este ano.

Aqui estão os vencedores deste ano:

PUBLICIDADE
  1. Queijo de Ovelha Amanteigado, Quinta do Pomar, Portugal
  2. Tea Fondada, Chascharia Val Müstair, Suíça
  3. Alpenhorn Mifroma, Grupo Elsa (Mifroma), Suíça
  4. La Cava Barus García-Baquero, Lacteas Garcia Baquero, Espanha
  5. Bayley Hazen Blue, Cellars at Jasper Hill, EUA
  6. Pecorino Bislacco al Rum e Tabacco, Petrucci, Itália
  7. Blugins, La Casearia Carpenedo, Itália
  8. Affineur Walo Creamy Lion Cheese,Thurgau Walo von Mühlenen, Suíça
  9. Passionata, Biopark, Brasil
  10. Godbiten, Snertingdal Ysteri, Noruega
  11. Alte Hexe, Bodensee Käse, Suíça
  12. Valleclaro, Quesos y Besos, Espanha
  13. Baldauf 1862 Meisterstück Alpkäse, Baldauf Käse, Alemanha
  14. Tatie, Latteria Moro di Moro Sergio, Itália

Os 4.786 queijos foram classificados em quatro categorias: aspeto visual, corpo e textura, aroma, sabor e sensação na boca. Foram avaliados por 240 juízes de 40 países.

Outras fontes • Observer

Latest article