Pedro Reis, Ministro da Economia, esteve no Palco Central da Web Summit onde anunciou a criação de um fundo de 100 milhões de euros a ser lançado no primeiro trimestre de 2025.
O fundo servirá para investir em startups da área “deep tech”, especialmente as que desenvolvam produtos e soluções nas áreas de IA, biotecnologia, robótica, blockchain, ciência de materiais, física quântica, entre outras.
Portugal vai participar com 50% de fundos públicos e outros 50% vêm do setor privado
Durante o discurso do Ministro da Economia em que o mesmo referia a importância de apostar na tecnologia e nos desenvolvimentos da mesma, Pedro Reis avançou novidades sobre os planos do Governo para o primeiro trimestre de 2025.
No palco da Web Summit, Pedro Reis anunciou que Portugal vai criar um fundo de 100 milhões de euros, participado em 50% com dinheiro público e 50% proveniente de capitais privados, para investir em startups da área “deep tech”.
Os investidores que vão participar podem ainda candidatar-se a outros financiamentos do Estado segundo a garantia de Pedro Reis. Para além disso, Portugal vai ainda disponibilizar 10 milhões em vales para startups das mesmas áreas e da sustentabilidade.
O Ministro da Economia de Portugal aproveitou o tempo em palco para destacar a importância de apostar e apoiar estas áreas da tecnologia e garantiu que Portugal estará disposto a colaborar e ajudar o máximo que for possível no desenvolvimento e melhoria de tecnologia neste âmbito.
Aproveite a campanha: