“Apesar de todos os esforços para realizar a edição deste ano, não conseguimos reunir todo o apoio necessário a tempo de garantir a qualidade do evento de moda portuguesa a que todos estão habituados. ANJE [National Association of Young Entrepreneurs]”, lê-se num comunicado enviado à comunicação social.
No dia 9 de abril, a Organização Portugal Fashion anunciou que o evento de moda irá realizar-se uma vez por ano – em vez dos habituais dois – a partir de julho deste ano, num novo formato e com financiamento do Turismo de Portugal.
Na altura, a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, explicou que a nova estratégia nacional e internacional para o evento de moda será “a base da candidatura ao Portugal 2030”, que será submetida à Associação Nacional de Jovens Empresários. de) Jovens Empresários – ANJE) até final de Abril.
Agora, a organização de moda portuguesa diz manter a intenção de acolher um evento anual e “quer apostar numa edição que possa oferecer a todos os criativos uma nova estratégia com todas as condições para trazer visibilidade, oportunidades de negócio à moda portuguesa. querer”.
A empresa admitiu que o evento de moda português estava “a passar por alguns problemas financeiros, pelo que foi necessário rever a forma e alguns dos conteúdos”, acrescentando que “todos os criativos e meios de comunicação serão informados oportunamente com detalhes sobre a próxima edição”. .
Em outubro, a ANJE alertou que a 53.ª edição do Fashion Portugal, que se realizava na altura, poderia ser a última devido a atrasos no financiamento comunitário.
Fundado pela ANJE em 1995, o Portugal Fashion é um programa promocional da moda de autor, do design e da indústria da moda em diversas áreas, representando permanentemente mais de 30 designers e marcas portuguesas do setor têxtil e do calçado, oferecendo apoio complementar em cada edição. , para 10 criadores de moda internacionais que procuram criar um projeto a partir de Portugal.