Realizado no histórico Pátio da Galé, em Lisboa, este evento inovador reúne líderes visionários de todo o mundo para explorar o futuro da infraestrutura digital e da conectividade do outro lado do Atlântico. Em parceria com a Altice Wholesale Solutions, Atlas Edge, CAMTEL, EllaLink e Interfiber, o evento arrancou com sessões de networking antes de se lançar num dia inteiro de painéis de discussão e apresentações, todos com o objetivo de unir os principais players do ecossistema digital.
A Convergência Atlântica é a primeira conferência do género, dedicada a ligar inovadores, tecnólogos e arquitetos de infraestruturas digitais de ambos os lados do Atlântico. Serve de plataforma para explorar novas oportunidades de cooperação e desenvolver redes digitais resilientes, seguras e escaláveis. Os temas em cima da mesa são tão vastos como o próprio Atlântico — que vão desde a melhoria da conectividade pan-atlântica até à exploração do futuro da infraestrutura submarina e espacial que alimenta o nosso mundo cada vez mais digital. O DE-CIX destacou ainda mais estas conversas ao divulgar um estudo fundamental, “A Península Ibérica: Um Mega Hub Regional de Próxima Geração”, sublinhando a crescente proeminência de Portugal neste cenário.
Ao longo do evento, as discussões enfatizaram a necessidade crítica de uma iniciativa transfronteiriça focada na construção de um ecossistema geoespacial resiliente. Da segurança de cabos submarinos à abordagem de questões de soberania e até mesmo à alavancagem de satélites LEO, a urgência de construir infraestruturas preparadas para o futuro nunca foi tão clara. Os palestrantes, todos titãs da indústria, enfatizaram repetidamente a importância de reduzir a latência, melhorar a conectividade e desenvolver novos corredores de dados através do Atlântico, incluindo conexões com a América Latina e África.
Os participantes estão sendo tratados com insights exclusivos de especialistas líderes mundiais. Estas não são lições que você pode encontrar em livros ou cursos on-line, mas conhecimento em tempo real de profissionais na vanguarda da indústria. A atmosfera aqui parece quase semelhante ao espírito de exploração que definiu os exploradores portugueses séculos atrás. Não estamos apenas ouvindo sobre oportunidades de negócios; Estamos sentados com as principais partes interessadas, discutindo estratégias para moldar o futuro da conectividade digital.
Um dos aspetos mais convincentes da conferência é o papel de Portugal na infraestrutura digital global. Com 20 cabos submarinos e uma das mais elevadas taxas de penetração de fibra ótica da Europa, Portugal é a “porta de entrada para o mundo” natural. A própria Lisboa, com as suas três Bolsas de Internet e quase uma centena de redes conectadas, é um vibrante ponto de convergência para a Europa, África e Américas. Esta não é apenas uma conferência sobre tecnologia; é uma plataforma para colaboração entre empresas, governos e inovadores que estão impulsionando a demanda por dados e conectividade do outro lado do Atlântico.
Os investimentos significativos da União Europeia, incluindo o Pacote de Investimento África-Europa no valor de 300 mil milhões de EUR e o Cabo EurAfrica Gateway, foram também debatidos como fatores decisivos para a soberania digital e a conectividade global. Mas, para além das infraestruturas, é o potencial de energias renováveis da Península Ibérica, a rica reserva de talentos e a abertura ao mundo que estão a impulsionar esta visão.
À medida que a Convergência Atlântica continua, é claro que este é o lugar para quem quer moldar o futuro da conectividade digital. Fique atento para mais informações do evento enquanto continuamos explorando os desenvolvimentos empolgantes nesta indústria em rápido crescimento.
Paulo Lopes is a multi-talent Portuguese citizen who made his Master of Economics in Switzerland and studied law at Lusófona in Lisbon – CEO of Casaiberia in Lisbon and Algarve.
Paulo Lopes