Esta medida que visa alargar o passe jovem gratuito a todos os jovens até aos 23 anos, independentemente de estarem ou não a estudar, foi anunciada pelo Governo em outubro e deveria entrar em vigor em novembro.
“A partir de agora, basta apresentar o bilhete de identidade, como prova de idade, para ter acesso ao mesmo”, refere o Ministério das Infra-estruturas e Habitação.
Esta medida envolve um investimento de 40 milhões de euros e o Governo estima que chegue a cerca de 240 mil potenciais beneficiários.
“O alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançamos a esta geração para aderir ao transporte público e adotar a mobilidade verde como forma de estar”, salientou o ministro Miguel Pinto Luz, citado na mesma nota.
Esta foi uma das 13 medidas incluídas no Pacote da Mobilidade Verde, que foi aprovado em Conselho de Ministros, a 4 de outubro, com um investimento total previsto, até 2025, de 115 milhões de euros para o transporte de passageiros e 55 milhões para o de mercadorias.