Thursday, September 19, 2024

ModaLisboa Singular já tem programação

Must read

Publicado em



18 de setembro de 2024

A Associação ModaLisboa acaba de anunciar a programação da sua nova edição denominada Singular, a ter lugar na segunda semana de outubro, entre os dias 10 e 13, arrancando quinta-feira (10) no MUDE – Museu do Design com as Fast Talks e acabando por sediar a maratona de desfiles no Pátio da Galé (como tem vindo a ser costume), de sexta-feira a domingo, com Luís Onofre em estreia no calendário.

Amaratona de desfiles daModaLisboavaidecorrerno Pátio da Galé,desexta-feiraadomingo(11-13deoutubro) – ModaLisboa

Este outono, a passerelle lisboeta, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, “apresenta um desenho programático que é o espelho de uma semana de moda e de uma cidade em expansão, com loja de design, conferências, exposições, desfiles, apresentações, performances e instalações artísticas; com novos designers, associações setoriais e grandes projetos de sustentabilidade”, informa em comunicado, justificando o nome dado ao evento, Singular.

Depois da abertura a 2 de outubro da pop-up store de design Made in Portugal, que se mantém no Locke de Santa Joana até ao último dia da Lisboa Fashion Week (LFW), a programação oficial terá início na quinta-feira (10), com as Fast Talks no MUDE – Museu do Design, “para debater o sistema de Moda e as suas interseções”; seguindo-se a inauguração da exposição dos projetos do beat by be@t, programa do CITEVE e BCSD Portugal na sua segunda edição; e ainda o Workstation New Media, projeto implementado com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes patente na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) até 13 de outubro.

A sexta-feira (11) começa na mostra da SNBA pelas 17 horas e avança para a estreia do concurso ‘Sangue Novo supported by Seaside’ no MUDE. Segue-se João Magalhães que inaugura o seu espaço cultural COMETA 10, com uma instalação sua; e Constança Entrudo que apresenta num espaço ainda a ultimar a sua nova coleção pela primeira vez revelada por ocasião da passada New York Fashion Week. O dia encerra com a estreia de ‘Todas as Cartas de Amor São Ridículas, uma exposição e performance de João Telmo no Palácio Chiado, que, como as restantes mostras de entrada livre, se prolonga até domingo (13).

Naprogramaçãodestacam-seacollabBuzinaXTouseLuís Onofre, a celebrar 25 anos de marca, queseestreia nocalendáriodaModaLisboacoma sua nova coleção – ModaLisboa

Antes de se ‘pisar’ propriamente a passerelle da Sala do Risco, no Pátio da Galé, acontece a primeira apresentação de sábado (12), Portuguese Soul by APICCAPS, abre a HAVAS Village à Lisboa Fashion Week. Seguem-se os desfiles, happenings e lançamentos a pensar no ‘singular’. Destacamos, por exemplo, Carlos Gil, Kolovrat e Buzina X Tous a abrirem os desfiles de sábado com Luís Carvalho e Béhen a encerrarem; ou, finalmente, DuarteHajime e Luís Onofre a surpreenderem num domingo ultimado por Valentim Quaresma, Gonçalo Peixoto e Dino Alves.

​Uma novidade: Luís Onofre a celebrar 25 anos de marca, estreia a sua nova coleção de primavera-verão 2025 na ModaLisboa, sendo que até então o ilustre designer de calçado apresentou as suas criações no Portugal Fashion, e se bem que em 2019 tivesse revelado a coleção Eivissa na LFW.

Outra novidade da passerelle lisboeta, no final da tarde de sábado, é o desfile ‘Green Circle X Beat powered by CITEVE’, um projeto que “reúne e materializa as inovações tecnológicas da Indústria Têxtil ao serviço da produção responsável e da economia circular”, releva a nota acabada de chegar às redações,. 

“O calendário mantém a sua diversidade, tanto em termos de design como de posicionamento, de públicos, de vozes, visões e escalas — desde os Designers mais mediáticos e consagrados aos criativos mais jovens, como Mestre Studio, Çal Pfungst e Bárbara Atanásio, que avançam do concurso Sangue Novo para se juntar a ARNDES na plataforma exploratória Workstation.” 
 

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article