Traduzido por
Helena OSORIO
Publicado em
11 de outubro de 2024
Longe estão as origens da Massimo Dutti como marca de moda masculina acessível e funcional. Fundada no ano 1985 e adquirida pela Inditex em 1991, a marca com sede em Tordera (Barcelona) está há anos a trabalhar na sua diversificação, incluindo moda feminina desde 1995, e a sua estratégia de reposicionamiento, elevando a imagen, o diseño, a qualidade e os preços da sua oferta. Depois da absorção da desaparecida cadeia de alta gama Uterqüe em 2021, a Massimo Dutti converteu-se na primeira etiqueta premium do grupo galego presidido por Marta Ortega. Um merecido título que a marca sustenta com as suas cuidadas coleções, as suas lojas em locais emblemáticos een ubicaciones emblemáticas y sus eventos exclusivos. El último de ellos: un selecto desfile en Barcelona para presentar el lanzamiento de su colección “Limited”, el pasado miércoles 9 de octubre.os seus eventos exclusivos. O último deles: um seletivo desfile em Barcelona para apresentar o lançamento da sua coleção “Limited”, na passada quarta-feira, 9 de outubro.
Por esta ocasião, a marca escolheu o “edificio joya” de arquitectura modernista em que se encontra, desde outubro de 2016, a sua flagship store do número 96 do Paseo de Gracia barcelonês. Convertida em loja representativa da identidade e carácter da cadeia, o estabelecimento comercializa todas as coleções da marca através da uma superfície total de 2.000 metros quadrados, de onde se destaca um pátio interior reabilitado pelos paisagistas britânicos Harry e David Rich.
Situado a escassos passos da La Pedrera de Gaudí, o espaço de incalculável valor histórico que diariamente acolhe centenas de clientes e um bom número de turistas fascinados pelo design e arquitetura, recebeu um exclusivo grupo de convidados. Imprensa especializada, personalidades do âmbito da cultura internacional ou influencers como a dinamarquesa Sophia Roe ocuparam o segundo piso da loja, cuidadosamente preparada para o show.
O evento merecia-o. A marca não só renovou o seu compromisso com a proposta “Limited”, as cápsulas de posicionamento premium limitado que a Massimo Dutti apresenta duas vezes por ano (a última vez, em março passado, com um evento em Paris), como também celebrou o primeiro aniversário do seu projeto de apoio e divulgação da arte e do artesanato “Art in Progress”, intimamente ligado à vontade de elevar o posicionamento das suas coleções.
Assim, a flagship store vestiu-se com as obras de sete artistas encabeçados pelo galego Pamen Pereira, responsável pela assinatura de uma cascata de pedras Porexpan cobertas de cimento e andorinhas de resina que presidia à escadaria principal que dava as boas-vindas aos presentes. O espaço apresentou ainda as criações de Antonia Ferrer, Maru Quiñonero, Angela Jiménez Durán, María Tinaut, Esther Gatón, Elisa Pardo e Cristina Mejías com o objetivo de criar um diálogo entre a arte e a moda.
Com um carácter sóbrio e minimalista, a coleção propôs silhuetas com linhas descontraídas, tanto para homem como para mulher. Numa paleta de preto, branco e castanho, o desfile optou por looks discretos e intemporais inspirados nos anos 90, jogos simples de sobreposições e uma conversa ativa entre tecidos e texturas como a lã, o couro e a caxemira.
Se os vestidos longos fluidos e as calças largas completavam um guarda-roupa feminino despojado, a alfaiataria contemporânea e os casacos com personalidade imaginavam o guarda-roupa masculino. A coleção “Limited” para este outono-inverno foi posta à venda logo após o desfile e está disponível no site da marca e numa seleção de lojas físicas.
A loja não se tornou apenas uma galeria temporária, mas instalou permanentemente no seu pátio um espaço dedicado ao café especial em colaboração com a Three Marks Coffee. “Trata-se de um novo empreendimento gastronómico para completar a encenação, dando lugar a uma nova experiência de compra, na qual os cinco sentidos estão envolvidos”, explicou Massimo Dutti.
No primeiro semestre do ano fiscal em curso, a Massimo Dutti registou um aumento das vendas para 904 milhões de euros. No total, o grupo Inditex aumentou o seu volume de negócios em 7,2%, para 18.065 milhões de euros. Atualmente, a marca opera uma rede de 542 lojas a nível internacional. Especificamente em Barcelona, a marca dispõe de 14 lojas.
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.