Publicado em
19 de jun. de 2024
Depois de apresentar os resultados dos estudos anuais de reputação RepScore®, de experiência BXS® (Brand Experience Score) e de valor financeiro das marcas em Portugal, a consultora multidisciplinar OnStrategy revela os resultados das marcas e indústrias melhor percecionadas nas práticas de ESG, com base na informação referente à avaliação recolhida entre os dias 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, a mais de 50.000 cidadãos. Cidadãos, esses, que representam a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social, informa-nos a OnStrategy por e-mail.
Numa escala de 100 pontos, entre mais de 2.000 marcas auditadas, as marcas que atingem o nível de excelência (+80 pontos) são apenas 10 (o dobro do ano anterior), nenhuma das quais relacionada com moda e beleza ou luxo. Essa avaliação classifica-se como excelente, robusta ou moderada, não existindo nenhuma marca dos setores anteriormente referidos distinguida com avaliação excelente.
No Top100 que apresentamos na imagem, dado a conhecer pela OnStrategy, na terça-feira, 18 de junho, a Sonae e a Swatch mantêm-se à frente com uma avaliação robusta, num 21.º e 39.º lugar, respetivamente; a Tesla em 47.º; o NorteShopping em 55.º; a Wells em 60.º; a Nivea em 63.º; o Gato Preto em 64.º; o grupo Pestana em 71.º; a L’Oréal em 74.º; a Pousadas de Portugal em 82.º; a Mercedes em 83.; a Timberland em 85.º; a BMW em 96.º; e a Vista Alegre em 100.º. Isto sem esquecer que, a partir de 69,9 pontos, a avaliação é considerada moderada.
Em suma, juntando todos os setores de atividade, “Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG (61,8 pontos; mais 1,8 pontos que no ano anterior), e nenhum setor de atividade atinge sequer uma avaliação robusta (mais de 70 pontos)”, observa a OnStrategy.
“Entre as três dimensões que compõem o índice de ESG, e de uma forma transversal também, destaca-se a de Governo com a melhor avaliação (72 pontos), a de Responsabilidade Ambiental com a avaliação mais baixa (48 pontos), enquanto a dimensão de Responsabilidade Social (ambiente de trabalho + cidadania) apresenta uma avaliação de 65 pontos”, acrescenta salientando que “a avaliação da dimensão de Responsabilidade Ambiental é um claro travão na perceção desta prática”.
A OnStrategy, fundada em 2009 com foco na criação e otimização do valor financeiro das marcas e organizações dos clientes e parceiros, integra o grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca), conclui.
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.