Publicado em
16 de outubro de 2024
De forma a dar resposta ao impacto ambiental da indústria têxtil, a União Europeia implementou uma série de medidas para promover uma economia circular e definiu que, até 1 de janeiro de 2025, todos os Estados-membros devem ter sistemas de recolha seletiva para os resíduos têxteis. Motivada por este cenário, a Humana Portugal vai promover, em parceria com a Zero, uma conversa sobre o tema. O evento terá lugar na Fundação Cidade de Lisboa a 8 de novembro.
Recordando que, atualmente, “apenas cerca de 15% dos resíduos têxteis são recolhidos seletivamente em Portugal”, a Humana Portugal nota que, apesar da obrigatoriedade de recolha que entrará em vigor a 1 de janeiro, “nem todos os municípios estão preparados para a operacionalizar”.
Levantando também a questão sobre qual será o futuro dos têxteis recolhidos, a organização defende que “a reutilização é a estratégia com maior retorno económico e benefício ambiental”, mas admite que “a parte crescente de fast-fashion (e ultra fast-fashion) no mercado da moda exacerba o descarte e reduz o potencial de segunda vida das peças”. Uma realidade que leva a que grande parte da roupa usada recolhida na Europa seja dirigida a outras geografias, nomeadamente para África.
Neste cenário, as duas organizações propõem uma discussão sobre as questões levantadas, nomeadamente sobre o papel dos municípios, empresas, decisores políticos e sociedade civil e como promover a reutilização a nível local.
Entre os palestrantes estará Andreia Barbosa, responsável de Economia Circular da Humana Portugal, que fará uma “Introdução ao mercado global de vestuário usado”, seguindo-se Fernando Hin Júnior, coordenador do Centro de Desenvolvimento Empresarial da Associação Comercial da Beira – Moçambique, que falará sobre “O comércio de roupa de segunda mão em Moçambique”.
O programa inclui ainda um painel de discussão sobre “Desafios e oportunidades da reutilização local e global de vestuário”, que contará com a participação de Fernando Hin Júnior, Victor Vieira (especialista de Circularidade da Lisboa E-Nova), Susana Fonseca, vice-presidente da Zero, e Irene Maldini, (Investigadora em Design Sustentável e Políticas Públicas na Oslo Metropolitan University – baseada em Lisboa).
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.