Foi anunciado esta manhã o calendário provisório do MotoGP para a próxima temporada, confirmando-se uma mudança de datas considerável para o GP de Portugal – que passará a ser na fase final do ano.
Desde 2021, a ronda do Autódromo Internacional do Algarve tem sido, habitualmente, em março ou abril – a primeira disputada na Europa. Mas, em 2025, o GP de Portugal será de 7 a 9 de novembro, como penúltimo da época.
Uma semana depois, será o fecho da temporada em Valência. Sendo nesta fase do campeonato, há alguma probabilidade de que Portimão assista à coroação de um ou mais campeões entre as três categorias (MotoGP, Moto2, Moto3).
Por outro lado, com a confirmação atempada, os responsáveis têm mais de um ano para trabalhar na organização, preparação e promoção do GP – numa oportunidade para fazer ainda mais e melhor, e atrair mais adeptos às bancadas.
Uma nota de relevo é que este posicionamento na agenda não é inédito: quando em 2020 o GP de Portugal regressou e se estreou em Portimão, num calendário de recurso devido à pandemia, foi o último do ano, precisamente em novembro.