O ‘apagão’ desta manhã de sexta-feira, dia 19, aparentemente causado por uma atualização no antivírus Falcon da CrowdStrike está afetar os sistemas informáticos com Windows das mais variadas áreas de negócio.
Além de bancos, supermercados, companhias aéreas e aeroportos, também as telecomunicações estão a ser afetadas – com as operadoras em Portugal a não serem exceção.
Como se pode ver no site DownDetector, a MEO, a NOS e a Vodafone estão a apresentar problemas durante estas primeiras horas de sexta-feira e estão a ser registadas várias queixas. A maioria dos utilizadores que se queixam destas falhas dizem que se trata de uma “falha geral”, pelo que podem estar a ser impactados várias áreas do serviço oferecidos pelas operadoras.
O Notícias ao Minuto contactou a Vodafone sobre a situação e a operadora adiantou em comunicado “que não se verificam perturbações na sua rede” e que “todos os parâmetros estão a funcionar normalmente”.
“Não obstante, as nossas equipas técnicas acompanham a situação e estão atentas a quaisquer problemas indiretos que possam surgir”, reforça a Vodafone.
A MEO reforça esta ideia, afirmando em comunicado que “não houve afetação nos serviços de comunicação dos seus cliente”. No entanto, nota que “foram verificados constrangimentos em alguns canais de atendimento” e que estão “a ser tomadas todas as medidas para normalização destes canais”.
Já a NOS afirma que “os serviços (Voz, Rede e TV) não foram afetados”.
[Notícia atualizada às 11:39]
Leia Também: Vários aeroportos em todo o mundo afetados por ‘apagão’ informático