Friday, October 18, 2024

Exame Informática | Oppo Watch X chega com monitorização avançada de fitness e autonomia prolongada

Must read

A par dos smartphones da linha Reno12, que fazem a sua estreia na Europa com foco na integração de funcionalidades com Inteligência Artificial generativa, a Oppo aproveitou para atualizar o alinhamento de wearables com um novo smartwatch topo de gama e auriculares sem fios, que chegam ao mercado português.

O Oppo Watch X está equipado com um ecrã AMOLED de 1,43 polegadas, com resolução de 326 PPI e taxa de atualização até 60 Hz. Para uma maior resistência, o ecrã dispõe de uma cobertura de cristal de safira 2,5D. O chassis é fabricado em aço inoxidável polido e, além de ter sido provado pela norma militar MIL-STD-810H, o relógio tem um grau de proteção IP68, assim como resistência à água de 5ATM.

Este modelo conta com GPS de dupla frequência, para uma maior precisão e fiabilidade do posicionamento durante a prática de exercício ao ar livre, seja corrida, caminhada ou ciclismo. De acordo com a marca, o smartwatch está também equipado com um acelerómetro, um giroscópio e um magnetómetro de alta precisão para uma monitorização de dados mais consistente, medições mais precisas e mais eficácia ao seguir os percursos de treino.

Além do reconhecimento automático de desportos, o Oppo Watch X é capaz de reconhecer a postura do utilizador durante a corrida, detetando métricas como o tempo de contacto com o solo (TCS), o equilíbrio entre o TCS do pé esquerdo e pé direito, a frequência dos passos ou o comprimento da passada. O reconhecimento da postura de corrida é realizado em tempo real, tanto em ambientes exteriores como interiores.

Os entusiastas de badminton podem acompanhar as suas jogadas e desempenho graças à inclusão de um novo modo dedicado a esta modalidade. O modo, desenvolvido pela Oppo, recolhe dados durante as partidas, gerando uma análise pós-jogo para ajudar os utilizadores a ajustar as suas jogadas.

Frequência respiratória, nível de oxigénio no sangue, ritmo cardíaco de base e comportamentos durante o sono estão entre os parâmetros registados pelo Oppo Watch X no que toca à monitorização de saúde. A marca detalha que o relógio inteligente está equipado com um sensor de frequência cardíaca de 8 canais, além de contar com um sensor de oxigénio no sangue de 16 canais.

No que respeita ao sono, a Oppo afirma que o Watch X está preparado para suportar a monitorização em todos os cenários, incluindo sestas. A aplicação Ohealth apresenta relatórios semanais detalhados, permitindo ainda acompanhar alterações na duração, regularidade, risco de ressonar e na pontuação geral de sono.

A marca realça a compatibilidade do relógio e da aplicação Ohealth com o Health Connect by Android, que, na mais recente versão deste sistema operativo, permite gerir as permissões de dados de várias apps e dispositivos de saúde e fitness.

O Oppo Watch X conta com o Wear OS, o que lhe confere suporte a aplicações da Google como ao assistente inteligente da gigante tecnológica, ao Maps, Wallet e Google Play. Graças ao Emparelhamento Rápido é possível ligar e configurar o relógio a um smartphone Oppo, mas também a modelos Android de outras marcas, indica a fabricante chinesa.

Com uma bateria de 500 mAh, o smartwatch promete uma autonomia de até 100 horas (cerca de quatro dias) no modo inteligente e de até 12 dias no modo de poupança de energia. A marca afirma que, através do suporte a carregamento rápido VOOC Watch, este modelo pode ser totalmente carregado em 60 minutos e que 10 minutos de carga são capazes de fornecer 24 horas adicionais de autonomia.

O Oppo Watch X está disponível nas cores prateado brilhante e preto escuro, com um preço de 329,99 euros.

‘Mergulhar’ na música com cancelamento de ruído inteligente

Os Oppo Enco Air4 Pro destacam-se pela inclusão de tecnologia de cancelamento de ruído inteligente. Os auriculares estão equipados com uma arquitetura de microfone triplo de alimentação dupla que, além de permitir o cancelamento ativo de ruído de alta frequência, pode também descer até aos 49dB e abranger uma faixa até aos 4000hz, indica a marca.

O design do microfone triplo foi concebido para reduzir ruídos e sons incómodos, com os auriculares a contarem com certificação TÜV Rheinland no cancelamento de ruído. Segundo a Oppo, a tecnologia integrada nos Enco Air4 Pro é capaz de assegurar chamadas nítidas mesmo em cenários desafiantes, como rajadas de vento até 20 km/h.

Os auriculares chegam também com opções de cancelamento de ruído personalizáveis, que, através de uma análise inteligente de algoritmos, adaptam este modo ao ambiente em que o utilizador se encontra. Há ainda um modo de transparência que dá aos utilizadores a capacidade de se manterem a par do que se passa à sua volta.

Os Enco Air4 Pro têm um driver de 12,4 mm e suportam codec Bluetooth LHDC 5.0 certificado pela Hi-Res Audio. A Oppo realça que os auriculares suportam transmissões com uma taxa de bits de 1 Mbps, contando ainda com uma taxa de amostragem até 96 kHz e uma profundidade de bits até 24 bits – pormenores que se conjugam para uma experiência de audição melhorada. Já o Equalizador Enco Master permite alternar entre diferentes modos e personalizar a experiência de áudio.

Ao todo, este modelo, que promete uma autonomia de até 12 horas de reprodução com os auriculares, que sobe para 44 horas com a caixa de carregamento. A marca afirma que com um carregamento de 10 minutos é possível estender a autonomia dos Enco Air4 Pro por mais 4 horas.

Com suporte para Bluetooth 5.4, os auriculares permitem a ligação em simultâneo a dois dispositivos, são compatíveis com os sistemas Android, iOS ou Windows. Para fazer face aos desafios da utilização diária em diferentes ambientes, os Enco Air4 Pro têm classificação IP55 de resistência à poeira e à água.

Os Oppo Enco Air4 Pro estão disponíveis, nas cores Branco e Preto, por um preço de 79,99 euros.

Latest article