Saturday, November 23, 2024

Esta é a nova Renault 4L. Todos os detalhes da “quatro latas” moderna

Must read

É talvez o Renault mais português de sempre. O «eterno» Renault 4 está de volta e neste artigo apresentamos todos detalhes.

A Renault 4 está de volta. Volvidos mais de 30 anos, a marca francesa decidiu resgatar dos livros de história um dos seus modelos mais icónicos de sempre. Principalmente em Portugal, onde era presença constante nas estradas e onde foi carinhosamente apelidada de «quatro latas».

Um regresso que em vários aspetos é uma homenagem à Renault 4L original, mas que noutros, em virtude dos tempos, é muito mais do que isso.

Foi apresentada hoje no Salão de Paris, mas a Razão Automóvel teve oportunidade de antecipar-se. Revelamos tudo por dentro e por fora:

Revivalismo moderado

A Renault afirma que não se limitou a pegar na receita da antiga Renault 4L e a replicá-la. “A inspiração no modelo original é notória, mas preferimos uma abordagem contemporânea” explicou-nos um dos designers responsáveis pelo projeto da Renault 4.

© Renault A grelha dianteira a unir os dois faróis, as formas quadradas com uma traseira descendente e os farolins à vertical permitem identificar facilmente a «linhagem» da Renault 4.

E olhando para esta nova Renault 4 é fácil perceber porque é que a marca francesa foi resgatar esta fórmula. Continua a ser um modelo tão presente no nosso imaginário coletivo que nos parece familiar logo à primeira vista.

© Renault No interior não há sinal da famosa “bengala” da caixa de velocidades. Há um sistema de infoentretenimento de última geração com software Google. Sinais dos tempos.

Um dos maiores desafios foi a aerodinâmica. As linhas arrendadas da Renault 4 original não são muito eficientes do ponto de vista aerodinâmico e por isso a equipa de engenharia da Renault teve de redobrar os esforços noutras áreas, nomeadamente na secção traseira, para não comprometer a autonomia.

Renault 4 em modo elétrico

Ao histórico nome Renault 4, a marca francesa adicionou uma sigla nova: E-Tech. É a designação que a Renault atribui ao todos os seus modelos 100% elétricos. Os planos para uma versão com motor de combustão estão completamente afastados.

© Renault Dentro da gama da marca francesa, a nova Renault 4 vai situar-se acima do Renault 5 e abaixo do Renault Megane E-Tech.

A estratégia passa por oferecer dois níveis de potência e dois níveis de autonomia. A versão mais potente com 110 kW (150 cv) irá recorrer a uma bateria com 52 kWh de capacidade e terá uma autonomia de 400 km em ciclo WLTP.

A versão mais acessível e menos potente com 90 kW (122 cv), irá recorrer a uma bateria de 40 kWh que deverá permitir uma autonomia total em torno dos 300 km em ciclo WLTP.

Mesmo estilo com outro posicionamento

A Renault 4L original foi um dos primeiros modelos a democratizar o acesso ao automóvel em Portugal. Um posicionamento que lhe valeu o título de «jipe dos pobres» e a alcunha de «quatro latas». Foi durante muitas décadas a escolha de milhares de famílias portuguesas e chegou a ser produzida na extinta fábrica da Renault em Setúbal.

Tinha uma mecânica simples mas robusta, lugar para cinco passageiros, uma boa capacidade de bagageira e um preço acessível. É um modelo ainda com muita procura no mercado de usados:

Nesta nova Renault 4 encontramos muitas dessas características, mas o posicionamento mudou. A sociedade está menos rural e mais urbana e a Renault 4, segundo os responsáveis da marca “teve de acompanhar essa mudança”.

bagageira com banco parcialmente rebatidobagageira com banco parcialmente rebatido
© Renault A nova Renault 4L oferece mais de 410 litros de capacidade de bagageira.

Em termos de preço, vai situar-se acima do Renault 5 — modelo com o qual partilha praticamente todos os componentes — e abaixo do Renault Megane E-Tech. Ainda não há preços definidos para Portugal, mas recordamos que a versão de acesso do Renault 5 vai estar à venda a partir de 25 mil euros.

Portanto, a Renault Portugal terá de situar o preço da nova Renault 4 entre os 25 mil euros do Renault 5 e os 32 990 euros do Megane E-Tech. Todos os detalhes neste vídeo:

Latest article