Por Ígor Lopes
Pedro Ramos, CEO da KEEPTALENT Portugal, foi o vencedor da primeira edição dos Prémios Europeus de CEO do Ano na categoria “Best Communications CEO Portugal 2024”, uma iniciativa promovida pela EU Business News, com sede no Reino Unido, e que visa “destacar os melhores profissionais europeus que apostam em inovação e que têm conquistado destaque nas suas áreas de atuação”.
Segundo apuramos, os prêmios europeus de CEO do ano “reconhecem e homenageiam CEOs de alto nível que demonstraram qualidades de liderança excecionais, visão estratégica e um impacto profundo nas suas organizações e indústrias, celebrando a liderança empresarial exemplar, a visão estratégica e as contribuições incomparáveis destes indivíduos”.
Pedro Ramos refere que “é um enorme privilégio ser reconhecido num processo que não depende de qualquer interferência ou votação pública, mas apenas assente numa avaliação séria e isenta, sobre a forma como atuamos como líderes num contexto digital, multicanal, neste caso enquanto “bons comunicadores” de ideias, conhecimento e partilha de boas práticas e experiências”.
“É muito bom sentir que outros se inspiram e avaliam a nossa forma de ser, atuar e experienciar este momento de grande transformação e mudança organizacional. Para mim, que passei toda uma vida ao serviço das empresas, e que agora passei “para o outro lado”, para o lado de quem pode ajudar os outros a fazer diferente… este Prêmio tem um sentido e um “sabor” muito melhor”, comentou Ramos.
De acordo com os responsáveis pela EU Business News, “uma proporção considerável de CEOs europeus está otimista quanto às perspetivas financeiras das suas respetivas organizações no próximo ano”, esta classe é conhecida também por encontrar formas de incorporar os avanços tecnológicos nas suas estratégias empresariais na Europa, sendo a IA “um alicerce crucial para o futuro”, que “moldará as políticas a nível empresarial e nacional”.
“Um CEO de sucesso deve priorizar com confiança a inovação e o planeamento estratégico para se manter à frente do jogo. (…) Para ter sucesso como CEO no mundo de hoje, é crucial possuir as habilidades para superar obstáculos, superar dificuldades e planear o futuro”, comentaram os responsáveis pelo prêmio, que acreditam que “os Prémios Europeus de CEO do Ano não são apenas uma cerimónia de reconhecimento, representam uma homenagem aos líderes que, através do seu compromisso inabalável, se tornaram arquitetos do sucesso, moldando a trajetória das suas organizações e inspirando outras a alcançar novos patamares”.
Currículo internacional
Pedro Ramos é PhD em Economia de Empresa, Mestre em Sociologia do Emprego e Licenciado na área das Ciências da Educação. É atualmente CEO da KEEPTALENT Portugal, tendo anteriormente desempenhado os cargos de Administrador Executivo e de Diretor de Recursos Humanos em empresas de grande porte, nos últimos 30 anos.
É professor universitário nas áreas de Liderança e Gestão de RH (Coimbra Business School, ISCTE Executive Education e ISLA Santarém) e é orador/palestrante internacional nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas com múltiplas intervenções em Portugal, no Brasil, em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e México.
É, atualmente, Membro do Board do IFTDO (The International Federation of Training and Development Organization). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) até final de 2023, é Membro do Conselho Estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) e foi Embaixador para a Lusofonia da Associação DCH – Diretivos de Capital Humano em Portugal. Exerceu nos últimos anos também o cargo de Vice-Presidente da Associação Lusofonia Digital.
Enquanto DRH foi um dos mais influentes em Portugal, no Brasil e em África e é referido em vários fóruns e estudos internacionais na área de Gestão de Pessoas.
É, ainda, autor de várias obras sobre Liderança e Gestão de Pessoas. Publicou obras recentes como a obra “Liderança – Para onde vamos a partir daqui?”, “PESSOAS & NEGÓCIOS – Mobilizar para a Obtenção de Resultados”, bem como é coautor das obras “Conta-me Estórias – Storytelling na Gestão de Pessoas” (2 volumes já publicados) e “Sharing My Change – Viagem pela Gestão da Mudança” publicados em Portugal e no Brasil. Coordenador da obra “Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo” (2022) e autor da recente “Gestão das Pessoas de A a Zen” (2023 e 2024), no Brasil e em Portugal.
Recebeu ao longo da sua carreira vários prêmios e distinções de excelência pelo seu exercício de funções enquanto Gestor de Pessoas. Recebeu o Prémio CARREIRA RH pelos mais de 27 anos de gestão de topo enquanto DRH, assim como o reconhecimento de “Personalidade de Gestão de Pessoas da Lusofonia 2021”, bem como vários prémios de Excelência RH individuais e coletivos pela sua intervenção enquanto Líder e Gestor de Pessoas. Já em 2024 recebeu a Medalha de Ouro da IFTDO (na cidade do Cairo) pelo trabalho realizado no Mundo na Área da Gestão de Pessoas. Em 2023 foi homenageado pela Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, com sede no Brasil.