O estudo, baseado em dados retirados do portal, analisou ofertas de emprego no período de maio, junho e julho, tanto de empregadores quanto de candidatos, informou a empresa em um comunicado.
De acordo com o estudo, junho viu o maior aumento nas ofertas de emprego dos empregadores, em comparação com maio.
“Depois de Restaurantes, Hotéis e Turismo (+318%), as maiores ofertas de emprego durante este período foram em Agricultura e Jardinagem e em cargos de TI e Telecomunicações, com aumentos de +120% e +14%, respectivamente, em junho em relação ao mês anterior”, lê-se.
As três áreas com as maiores ofertas de emprego nos três meses analisados foram, no entanto, Restauração, Hotelaria e Turismo, Cargos Comerciais e Domésticos e Limpeza.
Os cargos de Segurança e Vigilância, Esportes e Fitness, bem como Contabilidade, Tributação e Finanças foram as áreas com a menor oferta.
“Em um país como Portugal, é muito comum que o setor de hotelaria, restauração e turismo tenha alta demanda durante o verão, devido ao período de férias em Portugal e à crescente presença de turistas durante esses meses. Esta é uma boa notícia para quem procura emprego sazonal, como estudantes que aproveitam essa pausa nos estudos para ganhar experiência no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, economizar algum dinheiro”, disse a gerente de marca da OLX Portugal, Andreia
Pușcoci.
Não obstante, e em comparação com 2023, “há uma diminuição da oferta de emprego no setor da Restauração, Hotelaria e Turismo em maio, junho e julho”, de -40%, -31% e -38%, respectivamente. “Essa diminuição também é visível na procura de emprego pelos candidatos em junho (-7%) e julho (-23%). Por outro lado, em maio deste ano, a busca por oportunidades nessa mesma área mostra um aumento significativo de +318%, em comparação com o mesmo período de 2023
”.