Pronto para o espectáculo cósmico dos próximos dias? É que está aí a chegar uma chuva de estrelas, que muitos de nós gostamos de admirar nas noites de verão.
Chamam-se Perseidas e prometem encher os céus de muita luz. O seu auge aconteceu nas últimas horas antes do amanhecer do dia 12 de agosto. Mas ainda poderás apanhar uma das maravilhas do universo até 24 de agosto embora com menos intensidade.
Quando ver a chuva de estrelas de agosto?
A chuva de estrelas de agosto, que receberam o nome de Perseidas, estaão visíveis nos céus de Portugal – e de todo o Hemisfério Norte – desde 11 de agosto.
Na realidade, as Perseidas ocorrem entre 17 de julho e 24 de agosto, mas o pico aconteceu precisamente durante o dia 12 de agosto. A boa notícia é que está previsto bom tempo para todo o território e os céus estarão escuros, porque a lua estará em quarto crescente. Isto significa que no seu máximo podem ser vistos 90 meteoros por hora.
O que são as Perseidas e porque razão acontecem?
As Perseidas são uma das chuvas de meteoros mais impressionantes deste ano, e a sua beleza está relacionada com o encontro da Terra com os destroços deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Este cometa, com uma órbita de 133 anos, passou por aqui pela última vez em 1992. Quando a Terra atravessa o rasto de partículas deixado pelo cometa, as pequenas partículas entram na atmosfera e queimam, criando o famoso espectáculo de estrelas cadentes.
Quanto ao nome “Perseidas”, vem do facto de que os meteoros parecem originar-se da área do céu onde está a constelação de Perseu, conhecida como o radiante. A partir das 21h30, quando a escuridão se começa a instalar, o radiante está um pouco acima do horizonte, e embora os meteoros visíveis ainda sejam raros, percorrem grandes distâncias pelo céu, proporcionando longos traços luminosos. Pela noite dentro, o número de estrelas cadentes aumenta, mas os rastos deixados são ainda curtos. Pelas 00h, por exemplo, perceberás como esses rastos passarão em apenas décimas de segundo.
Como posso ver a chuva de estrelas de agosto?
Sabias que existem truques para conseguires ver a chuva de Perseidas de agosto? Se nunca tiveste oportunidade de ver uma chuva de meteoros, não a deixes passar. Com algumas dicas simples, poderás aproveitar ao máximo este espetáculo. Basta:
- Deslocar-se para zona escuro: quanto menos luz artificial estiver a perturbar a tua visão, melhor será a visibilidade das estrelas. Portanto, se vives no centro de Lisboa, do Porto ou de outra cidade é melhor afastares-te e encontra locais com melhor visibilidade;
- Escolher uma zona montanhosa: as zonas rurais, por serem zonas tranquilas com pouca iluminação são as melhores opções para contemplar a chuva de estrelas. O mesmo acontece em zonas montanhosas ou até praias, caso estejas junto à costa;
- Manter a calma e a descontração: estrelas cadentes podem aparecer a qualquer momento, mas não são contínuas. Tenta ter o máximo de paciência possível, sobretudo para que as crianças ao teu redor não perderem a esperança;
- Adaptar os olhos: algo que ajuda a contemplar a chuva de estrelas é adaptares o teu olhar à escuridão durante 20 minutos. Desta forma, conseguirás ver estrelas mais fracas. Sai um pouco à varanda ou à rua com antecedência;
- Preparar os tapetes de meditação: enquanto esperas pela chuva de estrelas poderás finalmente descontrair. A chuva de estrelas é uma experiência única que te permitirá reconectar com os astros e absorver energias positivas. Poderás fazer meditação, ioga ou outras práticas de relaxamento.
Quem não conseguir ficar longe do telemóvel, poderá utilizar algumas aplicações para encontrar as estrelas, sendo as mais conhecidas a Star Walk 2 e a Sky Tonight, disponíveis para dispositivos móveis e onde receberás informações úteis e permanentemente atualizadas.
Nota que para a chuva de estrelas Perseidas de agosto não vais precisar de qualquer tipo de equipamento, como telescópios. Relaxa e descontrai na presença da chuva de estrelas. Em algumas zonas do país estão ainda a ser organizadas caminhadas noturnas com agências para que a contemplação da chuva de meteoros Perseidas seja mais memorável. Em Coimbra, por exemplo, a Hike Land está a organizar uma caminhada que terá a duração de duas horas e meia e onde serão percorridos 6,5 km. Junta-te a esta aventura perfeita para as férias de verão.