Saturday, November 23, 2024

Centro de Portugal reúne-se com 22 entidades para definir futuro do turismo na região

Must read

A Turismo Centro de Portugal (TCP) reuniu na passada quarta-feira, dia 16, no concelho da Sertã, os protagonistas regionais do setor do turismo, num debate estratégico sobre o futuro da atividade turística no território.

De forma inédita, o 1.º Summit Turismo Centro de Portugal juntou um total de 22 entidades, que definiram estratégias conjuntas de articulação entre todas as entidades, face ao novo quadro de financiamento comunitário.

Entre as principais conclusões do encontro, as entidades acordaram seis compromissos estratégicos: avaliação contínua dos indicadores turísticos regionais; ações concertadas, tendo em vista a sustentabilidade e a digitalização do destino Centro de Portugal; capacitação e formação técnica para recursos humanos e agentes do setor; promoção integrada do destino Centro de Portugal; maior interligação e articulação entre os parceiros nas ações de promoção; e, por último, criação de um grupo executivo de trabalho, para assegurar uma gestão ágil e comunicação eficiente entre todos os parceiros.

A sessão de abertura do evento contou com intervenções de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã; Jorge Brandão, Vogal Executivo do Programa Regional do Centro 2030; e Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. Durante todo o dia, os diversos interlocutores da região – entre Comunidades Intermunicipais, PROVEREs e Programas de Revitalização – tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos, num total de 19 planos de ação, através dos respetivos presidentes, secretários executivos e coordenadores. 

Na sessão de encerramento, Raul Almeida foi acompanhado por Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. O encontro culminou com um jantar-conferência, em que o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, apresentou reflexões sobre o presente e o futuro do turismo nacional. 

“Este foi um dia muito importante para a Turismo Centro de Portugal e para todas as entidades que participaram neste encontro. Este primeiro Summit foi um marco essencial para unirmos esforços e projetarmos o futuro do turismo na região”, explica Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. 

“Como esperávamos, foi um encontro extremamente útil, em que todos tiveram a oportunidade de contribuir, com propostas concretas, para uma discussão que foi muito rica e produtiva e de onde saíram estratégias comuns e complementares. Estamos certos de que este foi o primeiro de muitos encontros regulares, no sentido de consolidarmos uma visão conjunta e um modelo de governança que garanta complementaridade”, acrescenta.

Latest article