É mais um negócio que mostra que o segmento de retalho em Portugal está cada vez mais no radar dos investidores, nomeadamente estrangeiros. O centro comercial Alegro Sintra passou a ser detido, em conjunto, pela Castellana Properties, detida pelo fundo de investimento imobiliário sul-africano Vukile, e pela holandesa Tiekenveen, dos donos da Auchan.
A transação foi conhecida na sequência de uma notificação divulgada esta segunda-feira (25 de novembro de 2024) pela Autoridade da Concorrência (AdC). O valor do negócio não é, no entanto, divulgado.
“Torna-se público que a AdC recebeu, a 15 de novembro de 2024, uma notificação de uma operação de concentração de empresas (…). A operação de concentração em causa consiste na aquisição pela Castellana Properties SOCIMI, S.A. (“Castellana”) e pela Tiekenveen Holding B.V. (“Tiekenveen”) (em conjunto, referidas como as “Notificantes”) do controlo conjunto sobre a Alegro Sintra – Sociedade Imobiliária, S.A. (“Alegro Sintra” ou “Adquirida”)”, lê-se na nota.
A AdC salienta que a Castellana é uma sociedade de investimento imobiliário cotada em bolsa em Espanha e que a Tiekenveen está sediada nos Países Baixos, sendo indiretamente controlada pela ELO S.A. (anteriormente denominada por Auchan Holding, S.A.), holding do Grupo ELO. “O Grupo ELO tem como atividade principal a distribuição retalhista, sob a insígnia Auchan, encontrando-se também presente no setor imobiliário, no comércio eletrónico e setor bancário”, é referido no documento. Já a Alegro Sintra é a sociedade que detém as frações autónomas que compõem o centro comercial Alegro Sintra.
De recordar que recentemente a Castellana Properties, através do fundo de investimento Vukile, anunciou a compra de três centros comerciais em Portugal, o Loures Shopping, o Rio Sul e o 8ª Avenida.