Milhares de pessoas são esperadas na Praia da Rocha, em Portimão, para um evento que todos os verões atrai visitantes de todo o mundo. Mais do que um festival, o Afro Nation ultrapassa fronteiras, unindo a diáspora numa celebração global de dança, comida, moda, música e diversão.
Este ano, os cabeças de cartaz serão apresentados ao lado do popular cantor e compositor congolês, Fally Ipupa, que irá trazer os seus irresistíveis sons francófonos e o seu inegável charme para o palco principal. Shallipopi, a nova estrela mais quente da Nigéria e a voz por detrás das faixas “Elon Musk” e “Cast” ft. Odumodublvck, também foi confirmada, depois de espectáculos esgotados em Londres no início deste mês.
A
juntar-se ao palco Piano People, no âmbito de uma nova parceria com a Jägermeister, está DBN Gogo, descrita como uma verdadeira potência com êxitos como “Funk 55” e “Bells”, Kmat, uma ascensorista da Amapiano, pronta para mostrar ao mundo a sua versatilidade e capacidades técnicas nos decks, bem como a enigmática Skyla Tylaa, que regressa novamente depois de um conjunto eletrizante em 2023. Com estas adições a juntarem-se a todos os maiores artistas da explosão de dança da África do Sul, desde Uncle Waffles e Major League DJz a Focalistic e Tyler ICU, o Afro Nation Portugal 2024 está a preparar-se para ser mais uma celebração vibrante de diversos talentos
.
Créditos: Imagem fornecida;
Sendo o único festival do género, que proporciona de forma fiável uma celebração cultural inesquecível nas praias de Bandeira Azul do Algarve, esta experiência é consistentemente apontada como imperdível, uma vez que milhares de pessoas regressam ano após ano.
Em 2023, o Afro Nation Portugal marcou o seu primeiro ano de lotação esgotada, com o festival a contar com mais de 40.000 participantes provenientes de 140 países.
No entanto, a equipa por detrás do festival está empenhada em expandir o que o Afro Nation tem para oferecer, com novos serviços que vão desde jóias dentárias a tranças. O vizinho NoSoloÁgua será o anfitrião do VIP Club Takeovers, começando a festa cedo todos os dias a partir do meio-dia com DJ sets de Lit, Afro Nation vs Everybody e Girls I Rate, bem como o popular Afro Spa na praia
.
Créditos: Imagem fornecida;
Um movimento
Criado por Final Version e Afro Nation, “A Movement” é uma exploração cativante do profundo impacto do Afrobeats, do Amapiano e do movimento global em torno do festival Afro Nation.
Filmado durante o Afro Nation Portugal 2023, o mini-documentário, que inclui excertos de actuações inéditas e entrevistas exclusivas, mergulha no coração do fenómeno global e responde às perguntas sobre o significado do Afrobeats para as pessoas e por que razão o género deixou uma marca tão indelével na música, na moda e na cultura.
O filme também traça a explosão mais recente do Amapiano, o género de música de dança africana que surgiu na África do Sul. Com a sua mistura distinta de house music e sons locais sul-africanos, o Amapiano tem dominado as pistas de dança de todo o mundo, tornando-se um símbolo de inovação e ressurgimento cultural.
Ao destacar
a
missão do Afro Nation e o seu profundo impacto em Portugal e no mundo em geral, o documentário retrata de forma vívida o compromisso do festival em criar um espaço inclusivo onde a música e a cultura africanas possam prosperar. À medida que o filme se desenrola, torna-se evidente que o Afro Nation é mais do que apenas um festival – é um movimento que apoia e eleva inúmeras comunidades e indivíduos
.
Sobre o Afro Nation
O Afro Nation Portugal está estabelecido como a maior celebração mundial da música e cultura africanas. Desde o seu lançamento em 2019, o festival tem contribuído para que estrelas globais como Burna Boy, Wizkid e Davido alcancem o estatuto de cabeça de cartaz nos principais line-ups do mainstream em todo o mundo.
Para
além da celebração da cultura e da música, a influência do Afro Nation chega a todo o lado, com edições de sucesso lançadas não só na Europa, mas também na América, nas Caraíbas e em África, com mais expansões no horizonte. A formação do Official Afrobeats Chart com a OCC e a BBC 1Xtra em 2020 e o Billboard U.S. Afrobeats Songs Chart em 2022 são mais uma prova da dedicação da equipa em apoiar o talento africano num palco global.
Para mais informações sobre Afro Nation e A Movement, visite: Homepage | Afro Nation Portugal 2024 &
A journalist that’s always eager to learn about new things. With a passion for travel, adventure and writing about this diverse world of ours.
“Wisdom begins in wonder” – Socrates
Kate Sreenarong