De acordo com fonte da empresa que gere o cartão Navegante, ainda não é possível confirmar se “houve um ataque informático ou um problema interno” na aplicação móvel.
De acordo com a fonte, “a versão anterior foi reposta e a aplicação está a começar a recuperar”, tendo os responsáveis pela aplicação já constatado que “foram registadas as viagens gratuitas e a utilização da aplicação”.
A fonte recordou que os utilizadores até aos 19 anos podem descarregar o passe jovem estudante gratuito na aplicação. Se actualizarem os dados do cartão Navegante até 31 de outubro, o cartão será válido até aos 19 anos ou até à data de validade.
Os utilizadores com idades compreendidas entre os 19 e os 23 anos devem selecionar a opção de prolongamento do passe jovem gratuito na aplicação, atualizar os seus dados e apresentar um comprovativo de inscrição, em vez de uma declaração, como era exigido até este ano. Assim, o cartão Navegante gratuito será válido até setembro de 2025.
Na terça-feira, a TML explicou que a aplicação para telemóveis estava a ser alvo de um ataque informático desde o dia anterior e que era impossível carregar os passes dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa através deste método.
“O ataque informático foi devidamente reportado às autoridades e ainda não sabemos a sua origem”, disse a empresa por volta das 10:30 de terça-feira, adiantando que “estão a ser feitos todos os esforços para resolver o problema”.
O cartão Navegante pode ser carregado em todos os locais físicos onde já era possível fazê-lo antes de a possibilidade ser disponibilizada este ano pela aplicação móvel.
“É habitual haver uma grande afluência de pessoas nesta altura do ano para renovar o acesso ao passe livre que os estudantes têm de fazer todos os anos. Este ano foi prolongado até ao final de outubro, mas é normal que as pessoas estejam muito ocupadas nesta altura do ano, pelo que a aplicação foi uma forma de evitar filas”, explicou fonte oficial, lembrando a existência de uma fila para ativar o passe livre para jovens estudantes (218 206 050).
Os utilizadores podem ainda carregar o cartão nas caixas multibanco, nas bilheteiras dos operadores de transportes e nas máquinas de venda automática da CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, Metro Sul do Tejo, Transtejo/Soflusa e Fertagus, bem como na rede de agentes Navegante Payshop.
O cartão Navegante é um passe mensal, com várias modalidades, que pode ser utilizado em todos os transportes públicos dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, como as redes rodoviárias da Carris e da Carris Metropolitana, os comboios da CP e da Fertagus, o Metro de Lisboa, o Metro Sul do Tejo e a rede de autocarros MobiCascais, entre outros.
A Área Metropolitana de Lisboa inclui os concelhos de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra e Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e Almada, Seixal, Barreiro, Alcochete, Palmela, Setúbal, Sesimbra, Moita e Montijo, no distrito de Setúbal.
O carregamento do passe pode ser efectuado nos espaços Navegante Carris Metropolitana, nas estações Navegante (self-service), no ponto Navegante assistido Transtejo/Soflusa na estação fluvial do Cais do Sodré e no ponto Navegante assistido na loja Parques Tejo (CC Dolce Vita Miraflores).
O passe municipal custa 30 euros e o passe de metro custa 40 euros, preços que se mantêm inalterados desde a sua criação em 2019.