Saturday, December 21, 2024

Black Month impulsiona negócios em Portugal

Must read

Publicado em



9 de dezembro de 2024

O período promocional do mês de novembro, o chamado Black Month, teve resultados positivos para os negócios em Portugal. A conclusão é de uma análise do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ que analisa as transações registadas com cartões, que indica que entre 1 de novembro e 2 de dezembro a faturação dos negócios aumentou 16,2% face ao período homólogo de 2023.

Entre 1 de novembro e 2 de dezembro registou-se um aumento homólogo de 16,2% na faturação dos negócios em Portugal, indica uma análise do REDUNIQ Insights – Shutterstock

De acordo com o referido estudo, ainda que o valor médio por transação tenha descido 1%,“a faturação média por cartão cresceu 9,8% durante o Black Month”. Especificamente nos dias da Black Week e da Cyber Monday, a faturação cresceu 27,8% e o valor médio por transação evoluiu 3,6%, acrescenta o REDUNIQ Insights.
 
Ainda em relação aos dados de há um ano, o dia da Black Friday (30,35%), o sábado  (31,31%) e o domingo que se seguiram (39,37%) e a Cyber Monday (33,25%) foram os períodos onde se registou uma maior evolução em termos de faturação.

Recordando que, ao longo dos últimos anos, a Black Friday se alargou para o atual Black Month, Tiago Oom, head of Merchant Acquiring da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, sublinha em comunicado: “Enquanto revela a instabilidade financeira nacional, que se reflete numa procura crescente por promoções e descontos em todos os setores e categorias de serviços e produtos, este período assinala também um dos momentos mais cruciais do ano para os negócios e o comércio em particular. Apesar da atual conjuntura de crise económica e dos diversos estudos que afirmavam que em Portugal se ia comprar menos na Black Friday, estes dados da REDUNIQ confirmam um crescimento da faturação. Este crescimento é justificado pela aposta dos negócios no aumento do período de descontos e pelo seu investimento em descontos mais aliciantes.”

Numa análise por setor de atividade, a Moda foi responsável por 9,9% da faturação total gerada durante o Black Month. Fazendo a comparação com o mesmo período de 2023, esta mesma categoria registou um crescimento de 5,7%.
 
O REDUNIQ Insights indica ainda que face ao ano anterior, na categoria de Moda “a faturação das lojas de pronto-a-vestir cresceu 5,7% e as sapatarias 3,2%”. Adicionalmente, “verificou-se um crescimento de faturação de 29,5% nas ourivesarias, relojoarias e joalharias” e 3,7% nas perfumarias face ao Black Month de 2023.
 
Numa comparação por distritos, foi na Guarda que a faturação mais cresceu durante o mês em análise (30,1%). No que diz respeito ao Black Weekend e à Cyber Monday, Vila Real foi o distrito que mais evoluiu face a 2023 (52%), enquanto no dia da Black Friday a evolução foi mais notória em Vila Real (53,8%).

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article