De volta ao ar no Vale a Pena Ver de Novo a partir desta segunda-feira, a novela “Tieta” marcou a estreia de Bemvindo Sequeira na televisão. Ele interpretou Bafo de Bode, um personagem que, a princípio, teria pouca relevância, mas acabou conquistando o público:
— Eu já tinha 23 anos de carreira no teatro e me recusava a fazer televisão. Uma noite, conversando com a minha mulher, falei: “Se me chamassem para fazer uma novela agora, eu toparia”. Incrivelmente, o Paulo Ubiratan (diretor da novela) me ligou no dia seguinte me convidando para “Tieta”. Era um personagem pequeno, mas que virou um fenômeno. Até hoje, as pessoas me reconhecem e falam sobre o Bafo de Bode.
O ator destaca que o trabalho transformou sua vida:
— Mudou meu patamar financeiro, mas não pelo salário da Globo, que era normal. O que realmente impactou foi atrair mais público para as minhas peças e alavancar minha carreira. Também mudou meu olhar sobre a televisão e a teledramaturgia.
Aos 77 anos, Bemvindo vive há cinco anos em Portugal e explica os motivos que o levaram a sair do Brasil:
— Sofri cinco assaltos no Rio de Janeiro. Fiquei tão paranoico que, um dia, uma pessoa veio falar comigo na rua, e eu já fui entregando as minhas coisas. Além disso, pesaram o alto custo dos planos de saúde e até ameaças de morte que passei a sofrer por conta do meu posicionamento político progressista. Falei com a minha esposa: “Vamos embora”.
A sua mulher, Crisálida Viegas, morreu em 2021 devido a complicações da covid-19. Ele conta como tem sido a sua vida desde então:
— Hoje levo uma vida de viúvo: estou sozinho, mas rodeado por amigos. Minha rotina aqui é tranquila. Me exercito, me alimento bem, vou a médicos, como muito bacalhau, bebo vinho, faço vídeos para o meu canal…
TV e famosos: se inscreva no canal da coluna Play no WhatsApp
Bemvindo comenta que ainda não sentiu vontade de voltar ao teatro ou à televisão por lá. Enquanto isso, ocupa seu tempo com outra atividade: consultas de búzios e tarô.
— Sou babalawo formado pela Casa de Mãe Sandra do Cabula, em Salvador. Tenho 40 anos de experiência com jogos de búzios e tarô. Faço em média cinco consultas online por dia, tanto para clientes do Brasil quanto de Portugal. Isso me distrai, me ocupa — afirma.