Publicado em
26 de novembro de 2024
O Programa de Recolha de Têxteis da Primark já está disponível no mercado português. Já implementada no Reino Unido, Irlanda, Áustria, Alemanha e Países Baixos, a iniciativa da retalhista pensada para facilitar a reciclagem de roupa e têxteis dos clientes chega agora às lojas nacionais da marca.
Inserido na estratégia de sustentabilidade da marca e desenvolvido com o intuito de incentivar a entrega de roupa usada, o programa permite que os clientes depositem artigos de vestuário, calçado, acessórios e têxteis-lar, de qualquer marca e independentemente do estado, nas caixas de recolha localizadas nas lojas Primark. Posteriormente, os artigos são selecionados pela Yellow Octopus, parceiro de reciclagem da Primark, para serem reutilizados ou reciclados.
Citando dados da Agência Portuguesa do Ambiente, segundo a qual, em 2022, existiam nos resíduos urbanos cerca de 198 mil toneladas de resíduos têxteis em Portugal, Nelson Ribeiro, head of sales da Primark Portugal, comenta: “É por isso que queremos dar aos clientes a possibilidade de doarem ou reciclarem as suas peças em segunda mão. Queremos também incentivar os nossos clientes e alertá-los para a importância da doação. Estamos muito satisfeitos por termos agora caixas de Recolha de Têxteis em todas as nossas lojas em Portugal, ajudando os nossos clientes a dar uma segunda vida aos seus têxteis.”
Lynne Walker, diretora da Primark Cares, sublinha por sua vez: “Esta iniciativa não só reforça o nosso compromisso na redução dos resíduos têxteis, como também permite apoiar o trabalho fundamental da UNICEF junto de crianças em todo o mundo.” Segundo a marca, todas as receitas geradas pelo programa serão doadas à UNICEF, parceiro global de solidariedade social da Primark.
A chegada do Programa de Recolha de Têxteis a Portugal é o mais recente exemplo da aposta da empresa no mercado nacional. Há poucos meses, a Primark anunciou um investimento de mais de 40 milhões de euros no país, destinados à abertura de quatro novas lojas e à ampliação da sua loja no Colombo, em Lisboa. A primeira das novas lojas já abriu portas em outubro no Montijo e as próximas irão instalar-se em Guimarães, Viseu e Covilhã.
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.