O Black Anchor, situado na margem do rio na cidade do Sotavento Algarvio, com uma espaçosa esplanada ribeirinha à frente, um jardim coberto de vinhas nas traseiras, onde as uvas crescem sobre as cabeças dos clientes, e bares públicos e lounge, orgulha-se de ser considerado um local irlandês.
Não é de admirar. Os seus proprietários nos últimos 18 anos, que souberam cuidar e dar uma nova vida a este edifício histórico e icónico à beira-mar, são ambos oriundos da Ilha Esmeralda.
A cidade natal de Vinny Kennedy é Wexford, a sua mulher Joy Fletcher é de Athlone.
E foi na noite de sexta-feira passada (8 de novembro) que o Black Anchor, considerado o “único verdadeiro bar irlandês fora da Irlanda” pelos seus muitos clientes internacionais, bem como pelos portugueses, conseguiu a sua notável proeza dos prémios triplos.
O Black Anchor ganhou o título de Taste of the Algarve numa votação popular, batendo os finalistas Hannah’s Place em Almancil e o Franguinho de Albufeira numa votação pública.
Além disso, dois dos principais cantores/showmen que marcam presença no Black Anchor – Danny Maverick e Gary Vesey – foram considerados primeiro e segundo classificados, respetivamente, na categoria de Entretenimento/Banda ou DJ Awards. Coincidentemente, foi mais um hat-trick irlandês nesta categoria, com os outros nomeados, The Six Irish Men, a terminarem em terceiro lugar.
Vinny, que também não é um mau artista nas noites de karaoke no “The Big Irish”, disse “É a primeira vez que participamos nos prémios.
E é um enorme estímulo para nós ganharmos o prémio “The Taste”.
“É um grande elogio, no que diz respeito à comida, para os chefes Robert e Fabio e para a sua equipa de cozinha.
“E, claro, é um triunfo para a nossa equipa de bar que, em termos de hospitalidade, é a melhor do ramo e serve tanto os clientes no bar como os que comem e bebem nas mesas do terraço do rio e no jardim das traseiras”.
Joy disse: “Criámos as nossas raízes em Tavira há quase 20 anos. “Criámos os nossos filhos, agora adultos, que andaram na escola aqui. “O pub e o restaurante tornaram-se um ponto de encontro para os irlandeses ex-patriotas que residem aqui e que regressam frequentemente quando estão de férias. E temos muitos clientes ingleses, escoceses, galeses, franceses, alemães, escandinavos, americanos, canadianos e, claro, portugueses.
“Consideramo-los a todos como amigos. É isso que um verdadeiro pub irlandês deve ser: pessoas e também cervejas.”
E quanto a Danny Maverick, o homem de Belfast já tinha sido nomeado pelos organizadores, os Algarve Business Awards, para anunciar os vencedores do Taste of Algarve.
Ele ficou tão contente como Joy, Vinny e muitos dos seus apoiantes quando tirou o cartão do resultado do envelope.
E houve o mesmo tipo de celebração barulhenta por parte dos mesmos convidados do jantar quando Danny ganhou o Prémio de Entretenimento.
Num discurso de aceitação emocionado, Danny elogiou o povo português.
“Acima de tudo, gostaria de agradecer ao povo português.
“Vim para cá há 17 ou 18 anos e descobri que são as pessoas mais hospitaleiras e amigáveis do mundo.”
Danny acrescentou: “Que ano! Fiz 60 anos de idade. Casei-me com a minha mulher, Christine. E agora isto…”
E depois, numa última frase tingida de grande emoção, disse: “A minha mãe faz hoje 79 anos.
“Isto”, disse ele, segurando o seu prémio, “é o presente de aniversário da minha mãe”.
O Prémio Sabor do Algarve é atribuído a um estabelecimento que se distingue pelo sabor, serviço e apoio ao comércio local.
A menção diz o seguinte: Este prémio reconhece o compromisso com a excelência no serviço alimentar, incluindo a excelência no atendimento ao cliente, instalações de qualidade adequadas aos clientes-alvo, a utilização de ingredientes locais, menus imaginativos, sabor da comida e marketing inovador.
Texto de Jim McDowell