Friday, November 22, 2024

Direitos de transmissão da Liga dos Campeões 2024-2025 em Portugal

Must read

Não só no formato da prova, a temporada 2024-2025 da Liga dos Campeões da UEFA traz também mudanças significativas nos direitos de transmissão em Portugal.

Após um período de exclusividade da Eleven Sports, a Sport TV retoma parte dos direitos de transmissão da competição que decide o campeão europeu de clubes no futebol masculino. No entanto, a DAZN, que opera os canais Eleven em Portugal, também mantém uma parte considerável dos direitos, criando um cenário competitivo e diversificado para os adeptos do futebol.

Sport TV e DAZN: Partilha de direitos

A partir da época 2024-2025, se a DAZN transmitirá a grande maioria dos jogos da prova, a Sport TV será responsável pela transmissão dos jogos mais importantes da Liga dos Campeões, após ter ganho este pacote de direitos. Esta mudança marca o regresso da Sport TV à principal competição europeia de clubes, após um hiato desde 2018, quando os direitos foram atribuídos à Eleven Sports. Além da Liga dos Campeões, a Sport TV garantiu os direitos de transmissão da Super Taça Europeia, mas também da UEFA Europa League e UEFA Conference League, da mesma forma que os da Champions.

Por outro lado, a DAZN, que em Portugal opera os canais Eleven, continuará a transmitir a Liga dos Campeões, bem como a Liga Europa e a Liga Conferência. A DAZN assegurou os direitos exclusivos de 489 jogos por época das três competições da UEFA entre 2024 e 2027, incluindo a Youth League, que é destinada aos escalões jovens. Especificamente, transmitirão 166 partidas da Liga dos Campeões “em direto e em exclusivo”, além de 323 jogos das outras duas competições europeias.

Distribuição dos jogos

A distribuição dos jogos entre Sport TV e DAZN está delineada de forma a maximizar a cobertura e o acesso aos diferentes encontros. A Sport TV terá a primeira escolha por dias com jogo de Liga dos Campeões, o que significa que os jogos considerados mais importantes do ou de maior audiência serão transmitidos neste canal, o que será certamente o caso dos jogos envolvendo as equipas portuguesas. Nas outras duas competições, Liga Europa e Liga Conferência, a Sport TV também detém a primeira escolha.

A DAZN, apesar de não possuir os direitos para as primeiras escolhas, transmitirá a grande maioria das partidas das três competições, garantindo assim uma cobertura mais ampla e diversificada. No fundo, a DAZN transmite todos os jogos das três provas, fora o jogo que a Sport TV considerar melhor, a cada dia de competição. Este modelo permite que os adeptos em Portugal possam acompanhar uma vasta gama de jogos, incluindo aqueles que podem não ser transmitidos pelos canais de primeira escolha.

Impacto no mercado português

O regresso da Sport TV à transmissão da Liga dos Campeões e a continuação da DAZN no mercado português refletem a intensa competição pelos direitos de transmissão de futebol. Esta situação pode ter duas leituras. Se por um lado esta diversidade de opções beneficia os adeptos, que têm acesso a uma maior variedade de jogos e plataformas para assistir às competições europeias, também acaba por ‘obrigar’ os portugueses a subscrever a dois canais.

Quem não dispor de tantos meios para poder subscrever aos dois canais desportivos, poderá acompanhar qualquer partida através da plataforma de jogos de futebol ao vivo do site Sportytrader, uma das plataformas mais vanguardistas em termos de resultados ao vivo. Ainda assim, a presença de múltiplos operadores no mercado pode fomentar melhorias na qualidade de transmissão e ofertas promocionais para os consumidores.

Liga dos Campeões com novo formato

O regresso da Sport TV à mesa das principais provas europeias, surge num ano de mudanças profundas, já que as três principais provas europeias regressam em 2024-2025 com um novo formato. Ou seja, esta investida da Sport TV acaba por ser estratégico, neste ‘mano-a-mano’ com a DAZN (Eleven).

Voltando à principal competição de clubes europeus, a primeira mudança prende-se com o número de participantes, passando de 32 para 36 clubes. Mas a principal transformação da prova surge na primeira ‘fase’, deixando de haver a clássica fase de grupos, jogando-se agora uma espécie de ‘campeonato’ com pontos corridos. Depois de um primeiro sorteio, cada uma das 36 equipas fará 10 jogos.

Depois de 5 jogos em casa e outros 5 na casa do opositor, as oito melhores equipas apuram-se para uma (mais) clássica fase eliminatória. O formato a partir dos oitavos de final é aquele que todos conhecemos até a tão aguardada final. Já as equipas classificadas do 9.º ao 24.º lugar jogam um playoff para seguir para definir as outras oito equipas que seguem para os oitavos de final.

Entre a 25.ª e a 36.ª colocação, as equipas ficam simplesmente fora de qualquer prova europeia, deixando de haver quaisquer repescagens para a Liga Europa. Ou seja, com a evolução das competições e das plataformas de transmissão, o futebol europeu continuará a ser um dos principais atrativos para os telespectadores em Portugal.

Latest article