Friday, November 22, 2024

Portugal Fashion: edição reflete aposta em jovens designers

Must read

Por

Agência LUSA

Publicado em



23 de out. de 2013

Lisboa – O 33.º Portugal Fashion arranca hoje em Lisboa, seguindo até sábado na Alfândega do Porto, numa edição marcada pelos primeiros frutos da aposta nos jovens designers, que começam a chegar à passerelle principal, dando espaço para surgirem novos nomes.

Tal como tem acontecido nas edições anteriores, o Portugal Fashion escolhe a capital portuguesa para começar, estando previstos para hoje (23), além das apresentações de jovens designers, os desfiles de Storytailors (20:00, estação de metro do Cais do Sodré) e TM Collection by Teresa Martins (21:30) e Alves/Gonçalves (22:30), ambos na Estufa Fria.

Desfile Miguel Vieira primavera-verão 2013 – Foto: Portugal Fashion

O evento mantém a aposta no Espaço Bloom, destinado a jovens promessas da moda, e os criadores Gonçalo Páscoa e O Simone sobem pela primeira vez a uma passerelle de uma semana da moda e têm a oportunidade de mostrar, também no Cais do Sodré, as suas propostas. A esta estreia juntam-se ainda os jovens mas experientes no Bloom Andreia Lexim e João Melo Costa.

Durante os quatro dias do Portugal Fashion com as propostas primavera/verão para o próximo ano – apresentadas no Porto a partir de quinta-feira – estão previstos 18 desfiles no Espaço Bloom, mais seis do que na edição passada.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do Espaço Bloom, Miguel Flor, recordou que a plataforma se estreou há três anos, em outubro de 2010, quando se começou “a fazer o plantio, o regadio destas sementes que começaram a germinar”. “Digo muitas vezes até aos meus amigos: onde é que está o Estelita Mendonça, onde é que está a Daniela? Eles já estão a dar fruto. Passou o tempo de incubação deles. Eles cresceram e estão na passerelle principal”, disse.

Neste 33.º Portugal Fashion os jovens Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa e Susana Bettencourt deixam a passerelle do Bloom e sobem ao “palco” principal do evento de moda. “E isto é a prova de que estamos a trabalhar para que haja uma renovação efetiva do panorama do design de moda em Portugal e vai contribuir para a indústria da moda e seguramente para que possamos levar lá fora um nome português jovem, renovado, com outros valores e se calhar mais próximo ainda daquilo que é internacionalmente e daquilo que se vê”, explicou Miguel Flor.

Trinta e sete criadores e 15 marcas, distribuídos por quase 40 desfiles, apresentam as propostas primavera/verão 2014 a partir de hoje e até sábado sob o tema “Abstrart” no Portugal Fashion, evento da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Latest article