Friday, November 22, 2024

Acampamento ilegal na Guia: moradores desesperados e sem alternativa

Must read

País

A GNR está a realizar buscas num parque de campismo junto ao Algarve Shopping, na Guia, em Albufeira, onde há cerca de 150 casas instaladas ilegalmente. Várias famílias foram surpreendidas por esta operação e não sabem o que fazer.

As autoridades fizeram buscas num parque de casas pré-fabricadas clandestino em Albufeira, no Algarve. O espaço tem 150 casas sem licença onde vivem cerca de 400 pessoas, a maioria são imigrantes que dizem não ter alternativa, segundo apurou a SIC no local.

A chegada das autoridades ao romper do dia surpreendeu quem, neste suposto parque de campismo, encontrou solução de alojamento.

A denúncia tem cerca de dois anos. A Câmara de Albufeira não licenciou ali qualquer parque de campismo, o que não impediu o proprietário de desenvolver o negócio.

Por falta de segurança, a ligação elétrica foi cortada nessa mesma manhã. Sónia chegou ali há um par de meses. Encontrou no subarrendamento de uma destas casas solução de alojamento. O marido trabalha ali próximo.

“Estou a pagar 750 euros. A casa é praticamente um quarto de casal, mais um quarto com duas camas de solteiro. Estamos à procura de uma pessoa para dividir [a casa], porque a renda é muito alta”, disse à SIC.

Todos os moradores foram inquiridos pelas autoridades. Um magistrado do Ministério Público fez-se acompanhar da GNR, da Autoridade Tributária e da ASAE para proceder a 26 buscas neste e noutros espaços do mesmo proprietário. Suspeitam não só de crime urbanístico, como de violação das regras fiscais.

Entre os moradores, na maioria imigrantes, alguns foram abandonando o parque durante o dia, mas a maioria vai, para já, ficando, sem alternativa.

Latest article