Albano Homem de Melo, ex-presidente da Young & Rubicam, é o diretor criativo da campanha multimeios da ERA, que presta tributo à portugalidade, dando seguimento a uma colaboração que dura há 16 anos. Com direção de arte de Ricardo Figueira e produção da Based On a True Story, integra um filme publicitário realizado por Paulo Aguiar e está a ser divulgada em rádio, digital e exterior, até 6 de agosto. “Esta campanha representará um investimento em meios, a preços de tabela, na ordem de €1,5 milhões”, refere ao M&P Mariana Coimbra, diretora de marketing da ERA Portugal.
Além da Rádio Comercial, da RFM, da M80 e da Renascença, os anúncios que a integram estão a ser veiculados nas redes da Google e da Meta e no Spotify, “mas também em alguns websites nacionais como o Expresso, o Observador, o Jornal de Notícias e o New in Town”, informa a responsável, que também apostou em suportes exteriores em todo o país, investindo em estruturas de alto impacto em Lisboa, no Porto e no Algarve, para promover a campanha, que alia a arte à música popular portuguesa.
A amplificação digital está a cargo da Fullsix, enquanto que o restante planeamento de meios é da Initiative. “Esta campanha é o ponto de partida para uma estratégia semestral que tem como grande objetivo voltar a aproximar-nos dos portugueses, humanizando a nossa marca e relembrando que fazemos parte da solução da habitação nacional”, esclarece Mariana Coimbra, que prefere trabalhar com uma equipa criativa de freelancers liderada por Albano Homem de Melo, em vez de contratar uma agência criativa.
“Não está prevista uma segunda vaga da campanha, mas ela continuará a ser comunicada em agosto e em setembro, com menor pressão e maior foco local, por intermédio das agências ERA e das redes sociais da ERA Portugal, nomeadamente com alguns passatempos e desafios. Para além de uma nova aposta em ‘branded content’, está prevista uma nova campanha multimeios ainda este ano, em outubro, com um novo tema”, refere a diretora de marketing.
Segundo a empresa, o número de portugueses que comprou casa aumentou nos primeiros meses do ano. As previsões da ERA Portugal também apontam para um crescimento do mercado interno. “Sentimos que era o timing perfeito para iniciar um período de maior investimento em publicidade e de conteúdos de marca, reforçando não só a nossa notoriedade como também a nossa reputação e posicionamento enquanto mediadora mais próxima, local e especialista em soluções de habitação e investimento”, afirma Mariana Coimbra.
Em parceria com a Arte Leite, a ERA está também a distribuir, através de passatempos nas redes sociais, uma coleção de ímanes de casas típicas portuguesas, feitas à mão pelo artesão vimaranense João Leite, fundador da Arte Leite, que pode ser vista nos novos materiais promocionais. “Prevemos que esta seja uma campanha rica em conteúdo, não só em termos de ‘user generated content’ como também a nível local”, refere a responsável, que já prepara o regresso pós-férias.
“A partir de setembro, lá mais para o final do mês, teremos mais novidades, com uma nova campanha nacional e uma parceria de ‘branded content’ que nos ajudará a simplificar algumas mensagens aparentemente complexas. O foco continuará a ser a proximidade ao nosso público e a humanização da nossa marca, relembrando que somos uma insígnia de e para portugueses, com casas portuguesas que os portugueses podem comprar”, assegura Mariana Coimbra.