Thursday, September 19, 2024

MEO, NOS ou Vodafone: quem lidera o mercado de TV por subscrição em Portugal?

Must read

O mercado de televisão por subscrição em Portugal continua a crescer. Mas agora a um ritmo mais lento do que em anos anteriores. Segundo a ANACOM, no final do primeiro trimestre de 2024 o número de assinantes atingiu os 4,6 milhões. É um aumento de 2% face ao período homólogo. Este crescimento é o mais baixo desde o final de 2013.

MEO lidera mercado

A MEO é a operadora com maior quota de mercado de TV, com 41,6% dos assinantes. Segue-se a NOS, com 36,3%, a Vodafone, com 19,3%, e a NOWO com 2,7%. A MEO e a Vodafone foram os operadores que mais captaram novos clientes no primeiro trimestre de 2024. Já a NOS e a NOWO perderam quota de mercado.

A TV por subscrição continua a ser um serviço popular em Portugal. Pese embora o abrandamento, tem uma taxa de penetração de 96% nos lares. A grande maioria dos assinantes (89%) subscreve o serviço integrado num pacote. E apenas 2% o fazem de forma isolada.

Fibra ótica em ascensão

A fibra ótica é a tecnologia que mais impulsiona o crescimento do mercado de TV. No final do primeiro trimestre de 2024, esta contava com 3 milhões de assinantes. É um aumento de 6,6% face ao trimestre homólogo.

Este crescimento deve-se à captação de novos clientes, mas também à migração de clientes de outras tecnologias para fibra. É a tecnologia mais utilizada para aceder a TV, com 64,5% do total de assinantes. Segue-se a TV por cabo, com 26,6%, a TV via satélite, com 6,9%, e o ADSL com 1,9%.

O segmento residencial é o que mais contribui para o crescimento do mercado de TV. No final do primeiro trimestre de 2024, existiam 4,1 milhões de assinantes residenciais. É um aumento de 1,6% face ao trimestre homólogo. No segmento não residencial, o número de assinantes totalizou 522 mil. Ou seja, representa apenas 11,3% do total e regista um crescimento de 5% face ao trimestre homólogo.

Latest article