Um helicóptero da Guarda Revolucionária Paramilitar do Irã levou militares para tomar um navio porta-contêineres ligado a Israel na região do Estreito de Ormuz, de acordo com a agência estatal IRNA.
A IRNA afirmou também que uma unidade de forças especiais da Marinha da Guarda realizou o ataque ao MSC Aries, de bandeira portuguesa, um navio porta-contentores associado à Zodiac Maritime, com sede em Londres.
A Zodiac Maritime faz parte do Zodiac Group do bilionário israelense Eyal Ofer. A Zodiac se recusou a comentar e encaminhou as perguntas ao MSC. A MSC, com sede em Genebra, reconheceu a apreensão e disse que 25 tripulantes estavam no navio.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades relevantes para garantir o seu bem-estar e o retorno seguro do navio”, disse a MSC.
A IRNA disse que a Guarda levaria o navio para águas territoriais iranianas.
A apreensão ocorreu após um suposto ataque israelense este mês a um edifício consular iraniano na Síria, que matou 12 pessoas, incluindo um general da Guarda. Autoridades iranianas disseram que o atentado seria respondido. Os EUA apontam para possível ataque do Irã em Israel durante este final de semana.
*Com informações da Associated Press