Traduzido por
Helena OSORIO
Publicado em
22 de abr. de 2024
Seis décadas de experiência no design de moda nupcial de Barcelona para o mundo consolidaram o nome da Pronovias como um dos grandes carros-chefe da indústria nupcial internacionalmente. Fundada por Alberto Palatchi, a marca de Barcelona que lançou a sua primeira coleção de vestidos de noiva em 1964 entra agora numa nova era marcada por mudanças significativas em todas as suas áreas. Se no final de 2022 a empresa mudar de propriedade, passando das mãos da BC Partners para a Bain Capital e MV Credit; em maio de 2023, a Pronovias colocou um novo CEO à frente do seu negócio, Marc Calabia, que substituiu Amandine Ohayon. Esta nomeação foi acompanhada por uma mudança na direção criativa, substituindo Alessandra Rinaudo por Anna Ramírez. Coincidindo com a celebração da semana de moda nupcial na capital catalã, realizada entre 17 e 20 de abril, a etiqueta aproveitou o seu habitual desfile para apresentar as chaves da sua nova mudança de rumo.
“Disruptivo, artístico e inovador.” Foi assim que Marc Calabia, CEO da Pronovias, descreveu aquele que seria o seu primeiro desfile à frente da empresa poucas horas antes do show. Um discurso que não ficou apenas como uma apresentação de marketing estudada, mas refletiu-se como uma mudança substancial na proposta da empresa de noivas. Depois de anos dedicados às supermodelos, os desfiles mostram o mais puro estilo Victoria’s Secret e uma estética marcante e exuberante; a Pronovias rendeu-se à elegância minimalista. Uma aposta, sem dúvida, arriscada para uma marca com um posicionamento tão firme e reconhecível, mas ao mesmo tempo mais do que necessária e adaptada aos tempos atuais.
Uma apresentação mais discreta
Para este lançamento paralelo ao seu aniversário, a Pronovias escolheu mais uma vez um espaço fora da Fira de Barcelona, o centro de exposições que acolhe a maior parte dos desfiles da Barcelona Bridal Fashion Week. A poucos passos deste espaço, no topo da montanha de Montjuic, o imponente Museo Nacional de Arte de Cataluña (MNAC) com vista panorâmica da cidade, foi o local escolhido para receber os participantes. Um total de 750 convidados – um número notável, mas que para a Pronovias aproximou-se de uma certa intimidade depois dos grandes desfiles dos últimos anos – tiveram a oportunidade de vivenciar o desfile ao vivo, que marca um ponto de viragem para a empresa. Entre eles, embora a Pronovias tente agora buscar uma certa discrição em contraste com os flashes de outrora, algumas celebridades destacaram-se na primeira fila do desfile, como as modelos internacionais Karolína Kurková e Nieves Álvarez, a multifacetada Olivia Palermo ou os atores Ed Westwick, Adriana Ugarte, Ana Rujas e Quim Gutiérrez, entre outros.
Organizado em formato oval, o desfile começou após uma projeção sobre um tecido branco como luminária central que presidiu a apresentação da coleção “Atelier Pronovias 2025”. A curta-metragem serviu para homenagear as raízes da empresa e sublinhar que a nova direção de design de produto pretende permanecer fiel ao ADN da marca histórica. O look encarregado de abrir o desfile foi uma declaração de intenções: um minivestido branco simples de corte reto e cauda de corte geométrico, combinado com meias de rede preta e sapatos de salto pequeno, como grande parte dos seus sucessivos designs.
Projetos originais e arquitetónicos
A Pronovias apresentou-se assim a um novo público, noivas jovens e contemporâneas que procuram vestidos rebeldes mas simples, sem abdicar da sua personalidade. Não houve espaço no desfile para os clássicos looks voluptuosos de princesa, os omnipresentes bordados e missangas ou cortes comuns como o da sereia. Através de um total de 38 looks, as linhas da marca criaram estruturas quase arquitetónicas, explorando novos e originais volumes em golas e ombreiras, e os tecidos acolheram vestidos leves, arejados e atemporais. Véus e caudas eram curtos; enquanto que as silhuetas ficaram sugestivas e fluidas graças aos tecidos leves e descontraídos. Por sua vez, a sensualidade foi reinterpretada em transparências inesperadas ou aberturas geométricas.
Com alguns toques de preto vistos em luvas até ao cotovelo e meias, alguns designs ousados foram destacados como um vestido coluna leve finalizado com uma capa, que cobria os ombros da modelo e se estendia até o chão como uma cauda, ou um vestido estruturado nos ombros desenhado ao estilo de um sobretudo longo com bolsos falsos e detalhes florais como botões trompe-l’oeil. Sem esquecer um conjunto de saia com soutien fino e reto, acompanhado de um tecido liso que contornava o pescoço e caía sobre os ombros, criando duas mangas compridas.
Conforme detalhado pela marca, os designs giraram em torno de “novas arquiteturas da moda, que se baseiam em estruturas e volumes inovadores inspirados no estilo mediterrâneo”. Da mesma forma, a Pronovias quis destacar que esta foi a primeira vez que apresentou “uma coleção dirigida à mulher contemporânea, que procura diferenciar-se e seguir as tendências da moda no dia do casamento, evoluindo o estilo clássico da noiva para dar lugar a uma aposta vanguardista em vestidos de jardim”.
“A nova coleção que apresentamos é a proposta mais inovadora e disruptiva que a Pronovias desenhou nos últimos anos. Consideramos importante fazê-lo neste momento porque, com esta proposta, iniciamos uma nova etapa, lançando ao mercado uma proposta de estilo e marca ligada aos códigos da moda, proporcionando uma diferenciação única que nenhuma outra marca do setor consegue fazer agora”, explica Anna Ramirez, diretora de Design da Pronovias.
Como toque final, o show quis homenagear a oficina onde são feitos os seus designs. Assim, a equipa da Pronovias saiu, não sem alguma timidez, para receber os aplausos de um público que claramente acolheu a proposta. Um final em que não faltou o toque épico ao ritmo de Barcelona de Freddie Mercury e Montserrat Caballé, um último aceno da Pronovias à sua identidade e lealdade à cidade onde nasceu.
Além de convencer o público e a crítica com a sua mais recente proposta, a Pronovias não saiu da festa de Barcelona de mãos vazias. Na noite de sábado, 20 de abril, durante a gala dos prémios Barcelona Bridal & Fashion Awards, a plataforma reconheceu a marca com o prémio “Barcelona Brand”. Provavelmente uma das melhores formas de comemorar um aniversário.
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.