Em 2021, refere, o investimento foi de 32,5 milhões de euros, em 2022 de 43,3 milhões de euros, em 2023 de 53,4 milhões de euros e, até julho de 2024, o montante atingiu os 45,6 milhões de euros.
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou, citada em nota de imprensa, que “atualmente a prioridade do Governo Regional nas estradas é o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para promover uma mobilidade cada vez melhor para os açorianos”.
Segundo a responsável, trata-se de “estradas estruturantes que garantem uma melhor deslocação dos residentes em várias ilhas dos Açores e promovem a economia local”.
Para Berta Cabral, a gestão, a manutenção e o investimento na rede rodoviária regional “são essenciais para aumentar a segurança e reduzir as distâncias, os tempos de deslocação e o congestionamento”. “Com os investimentos que estamos a realizar, incluindo os previstos no PRR, pretendemos ampliar e melhorar as infra-estruturas rodoviárias dos Açores, melhorar a acessibilidade aos centros populacionais e às zonas de concentração da atividade económica, bem como às principais infra-estruturas de entrada em cada ilha”, afirma.