Traduzido por
Helena OSORIO
Publicado em
21 de outubro de 2024
A plataforma de Barcelona optou pela internacionalização e pela sustentabilidade na sua última edição. Entre os dias 14 e 17 de outubro, o Recinto Modernista de Sant Pau acolheu a 34.ª edição do 080 Barcelona Fashion Week, um evento cada vez mais internacional que nesta ocasião concentrou os seus esforços no “upcycling” e na consolidação do seu formato híbrido. Organizado com um orçamento de 2 milhões de euros, o grande evento de moda recebeu mais de 17.500 visitantes, entre imprensa, influencers, convidados, e outros.
No total, 24 estilistas, designers e marcas, tiveram a oportunidade de mostrar as suas propostas na passerelle. Desta forma, destacou-se a presença de talentos locais consolidados, como Lola Casademunt by Maite, que apresentou na passerelle de primavera-verão 2025 a sua coleção “Kawaii”, inspirada na versão mais moderna e futurista do Japão; Custo Barcelona, que apresentou as suas propostas coloridas, alegres e criativas através da coleção “Ven… y verás…”; ou mesmo Simorra; com a sua coleção de outono-inverno 2024/25, “La memoria del tiempo”, uma proposta “see now, buy now” inspirada na evolução e passagem do tempo.
Especificamente para esta última, desfilar no 080 Barcelona Fashion é um regresso a casa. “Somos de Barcelona e desfilarmos aqui é apoiar a cidade e contribuir para levar cultura, vida, eventos…”, explicou a diretora da marca, Eva Dimas, numa curta entrevista nos bastidores.
Das marcas espanholas, vale a pena destacar a participação da marca de luxo milenar do designer de Alicante, Domingo Rodríguez Lázaro, conhecido por ter atraído musas como Dua Lipa, Lady Gaga ou Rosalía. Na passerelle, o criador apresentou a sua proposta “Varsity Desire” para a primavera-verão 2025, inspirada nos códigos estéticos do universo desportivo universitário e encarnada por celebridades como Samantha Hudson, a drag queen britânica Tayce ou a especialista em moda Clara Courel.
Além da aposta nas marcas recorrentes, a 080 Barcelona Fashion oferece uma programação variada com inúmeras propostas novas que trazem “muito frescura ao line-up”, como afirmou a diretora da 080 Barcelona Fashion, Marta Coca, em entrevista à FashionNetwork.com. Algumas empresas emergentes que merecem destaque são a Madridmanso, que prestou homenagem às celebrações locais com a sua colorida coleção “Fiestas patronales”; Gau; a marca do designer uruguaio Sergi Gau, radicado em Valência, que estreou na passerelle de Barcelona com a sua cápsula “Nectar”; Outsiders Division, com a sua coleção “Los niños perdidos”, inspirada na nostalgia da infância e caracterizada por designs de estilo “preppy-punk”; e Alsedà; a marca da jovem designer Ariadna Massana, que desfilou com a sua proposta “DeConstruction”, inspirada na mudança social e na obra da autora britânica Virginia Woolf.
A confiança nas marcas emergentes é apoiada pelos próprios designers, que consideram a plataforma o “lugar mais interessante para os novos designers em Espanha”, segundo a designer sevilhana María Rodríguez, responsável pela direção criativa da Reveligion. Por sua vez, Carlota Barrera definiu a sua experiência como “muito fácil”, ao mesmo tempo que celebrou as oportunidades oferecidas pelo evento e elogiou o casting dos modelos selecionados, enquanto Margil Peña e Ana Viglione, da marca Reparto, confirmaram a intenção de repetir.
Como parte da sua estratégia focada em conteúdo, o evento permitiu a incorporação de marcas de fatos de banho e moda praia ao calendário deste evento, tática promovida apenas nas edições de outubro. Desta forma, a marca da designer de Girona Clara Esteve, “Everything She Loves”, e a marca histórica da criadora homónima Guillermina Baeza, tiveram a oportunidade de mostrar os seus designs para a estação de primavera-verão 2025
080 Reborn: a iniciativa mais sustentável da plataforma
Da mesma forma, a plataforma realizou um desfile do projeto de conteúdo próprio 080 Reborn. Esta é uma iniciativa sustentável desenvolvida com roupas 100% recuperadas de fábricas de triagem de resíduos têxteis e lojas de segunda mão, e realizada com o apoio da Agència de Residus de Catalunya (ARC) e do Girbau Lab na sua 3.ª edição, denominada “Make. Fashion Last” apresentou uma série de looks selecionados pelos estilistas Fermín + Gilles. Nas palavras de Coca, “enquanto a tendência de produção, fabrico e consumo em todo o mundo se mantiver assim, continuaremos a deixar espaço para essas próprias iniciativas”, a fim de conscientizar o público sobre este modelo de negócios híbrido entre novo e usado.
Outra das grandes novidades do evento foi o patrocínio da marca de luxo francesa Louis Vuitton, uma colaboração específica e económica que surgiu como resultado da presença da maison em Barcelona devido ao seu apoio à America’s Cup de vela e Copa América, com a apresentação da sua eclética coleção Cruise, com a qual desfilou no emblemático Parque Güell em maio passado.
Organizado com o apoio da Generalitat através do Consorcio de Comercio, Artesanía y Moda (CCAM) do Departamento de Empresa y Conocimiento, o evento enquadrado no contexto do programa criativo 080 Barcelona Fashion dirigido por Marta Coca tem como principal objetivo promover o setor da moda através da inovação com uma abordagem igualitária, sustentável e diversificada. Segundo o El Periódico, a próxima edição de abril será a última realizada no histórico Recinto Modernista de Sant Pau, com o objetivo de se deslocar para um local maior.
Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.